Ainda não se sabe qual impacto que o aumento para as distribuidores terá sobre o consumidor final. Isso acontece porque os postos têm autonomia para definirem os preços que vão cobrar

Os preços da gasolina e do diesel vão subir. A informação foi divulgada pela Petrobras nesta terça-feira, 15. Os novos valores passam a vigorar a partir de quarta-feira, 16, para as distribuidoras e, consequentemente, aos consumidores finais.

De acordo com a estatal, o reajuste será de R$ 0,41 para a gasolina, ou seja, um aumento de 16,3% no valor praticado atualmente. Já no caso do diesel, a elevação é ainda maior: R$ 0,78, um aumento de 25,8%.

Em nota, a Petrobras informou que os novos valores ocorrem em razão do preço do petróleo e as importações complementares dos dois combustíveis. A estatal diz ainda que está no “limite de otimização operacional”. “Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia reitera que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente”, declara a petroleira.

Ainda não se sabe qual impacto que o aumento para as distribuidores terá sobre o consumidor final. Isso acontece porque os postos têm autonomia para definirem os preços que vão cobrar. Esta escolha é afetado por outros fatores além do valor de compra do combustível da Petrobras, como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro.