O prazo para o registro das candidaturas nas Eleições Municipais deste ano encerra-se nesta quinta-feira, 15, e partidos políticos de todo o país estão finalizando os procedimentos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores devem ter suas candidaturas registradas oficialmente para garantir a participação nas eleições.
Os candidatos precisam ter sido previamente escolhidos nas convenções partidárias e devem cumprir uma série de requisitos legais e constitucionais. Para se candidatar ao cargo de prefeito, é necessário ter pelo menos 21 anos completos na data da posse. Para os cargos de vereador, a exigência mínima é de 18 anos completos. Além disso, todos os candidatos devem ser alfabetizados e estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Até o início da tarde de quarta-feira, 14 de agosto, a Justiça Eleitoral havia recebido quase 340 mil pedidos de registro de candidaturas. Desses, pouco mais de 11,7 mil são para o cargo de prefeito, com uma quantidade semelhante destinada ao cargo de vice-prefeito. A maior parte das candidaturas, cerca de 315 mil, é para a disputa de cadeiras na Câmara de Vereadores dos municípios.
O próximo passo será a análise dos registros pelo TSE e a eventual homologação das candidaturas, que marca o início oficial da corrida eleitoral para os cargos municipais.