Sistema free flow também será implantando em trechos das rodovias estaduais que cortam as cidades de Ipê, Carlos Barbosa, Farroupilha, Montenegro e São Sebastião do Caí

A primeira estrutura de cobrança de pedágios na região da Serra começou a ser instalada na ERS-122, em Antônio Prado, na altura do quilômetro 108 da via. A ação faz parte de um série de trabalhos que visam instalar pórticos para implantação do sistema free flow de pedágio. A expectativa é de que o primeiro sistema entre em funcionamento em dezembro e, os demais, que serão instalados nas rodovias estaduais em Ipê, Carlos Barbosa, Farroupilha, Montenegro e São Sebastião do Caí ocorram em fevereiro.

De acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), a previsão é de que a montagem da estrutura em Antônio Prado termine em outubro, se as condições climáticas permitirem. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.

Os outros cinco pórticos do free flow estão previstos para serem instalados em Ipê (ERS-122 – km 151,9), Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5) e Farroupilha (ERS-122 – km 45,5), também na região da Serra Gaúcha, e em Montenegro (ERS-240 – km 31,7) e São Sebastião do Caí (ERS-122 – km 4,4), no Vale do Caí. A expectativa é que em Ipê e Carlos Barbosa os sistemas comecem a ser montados em outubro. Já os pórticos de Farroupilha, Montenegro e São Sebastião do Caí deverão ser instalados em novembro. O início da operação está previsto para 1º de fevereiro de 2024.

Funcionamento do sistema free flow no Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, serão instalados pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

Cobrança será feita por meio de tags

Para facilitar o débito da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.

Entretanto, o condutor que não tenha a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.

Foto: CSG / Divulgação