O ano de 2013 está se encerrando e confirmando que o embate entre população e poder público está longe de acabar em final feliz. Bento Gonçalves está tomada pelos buracos há vários meses, mas isso já se tornou uma redundância nos meios de comunicação da cidade. O que se percebe, a cada ligação recebida nas redações, é que a comunidade bento-gonçalvense quer mais ação e menos discurso, principalmente no que diz respeito às necessidades básicas.
A falta de recursos financeiros e as ações oriundas do temporal ficaram para trás e não são aceitas como desculpa pela população. Convenhamos que, para um cidadão pegar pá e enxada e sair fechando os buracos nas ruas do seu bairro, é porque a situação ultrapassou a barreira do suportável. Anteriormente, tínhamos aqueles bairros considerados mais periféricos com seus tradicionais problemas e que não eram atendidos. Hoje, os problemas nas vias urbanas se estendem por todos os cantos do município. Não há bairro que não tenha morador reclamando da falta de assistência do poder público.
Os problemas estruturais das ruas de Bento Gonçalves são críticos e fazem com que a administração de Guilherme Pasin tenha que ser repensada para o ano que se aproxima. Serão necessários projetos mais agressivos de recuperação da malha viária, para que o asfalto não se esfarele a cada chuva que cai na cidade. Vamos torcer para que os R$ 50 milhões do PAC Mobilidade Urbana possam ser utilizados com parcimônia e auxiliem numa real melhoria da infraerstrutura de nossa cidade. 2014 será o ano em que o governo Pasin será realmente colocado à prova e nosso prefeito precisará mostrar habilidade política e administrativa para lidar com as adversidades.
Bento Gonçalves, infelizmente, precisará ser transformada em um canteiro de obras a céu aberto para que pelo menos uma parte do que a população vem exigindo seja deveras efetuado. Não será uma tarefa fácil para o prefeito, porém, alguém precisa “colocar a mão na massa”. A palavra “ATITUDE” nunca se fez tão presente e necessária em nosso município. O ano que vem precisa ser o momento de virada de página, onde os projetos precisam sair do papel não somente em obras públicas, mas também nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Projetos interessantes e visionários todos sabemos que existem. O grande desafio será tirá-los do papel e colocá-los a serviço e bem-estar da população bento-gonçalvense. Afinal, a comunidade não aguenta mais esperar por melhorias e elas nunca acontecerem. O povo aguarda ansioso por avanços e entende que o momento é agora e não depois, como sempre acontece. O prefeito tem a chance de fazer uma administração histórica, tanto para o bem, como para o mal. Isto vai depender única e exclusivamente de seu empenho em transformar anseios em fatos reais e projetos em obras concretas e palpáveis.