Mandados foram executados em Guaíba, na região metropolitana e Caxias do Sul

Pelo menos cinco pessoas foram presas na manhã desta terça-feira, 2 de julho, acusadas de envolvimento em roubos de bancos no estado do Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram em Caxias do Sul e Guaíba, através de mandados executados pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (1ªDR/Deic). Intitulada de Operação Asfixia, a ação tem por objetivo combater crimes de roubo a bancos e tentativas de homicídio, desarticulando a organização criminosa, responsável pelos roubos e furtos com empregos de explosivos a bancos no Rio Grande do Sul. Além disso, a operação busca prender membros do grupo pela tentativa de homicídio contra policiais militares durante uma ação criminosa em Arambaré no ano de 2017. No total, foram cumpridas 23 ordens judiciais, entre mandados de busca e prisão. Além das cinco detenções, a polícia apreendeu documentos e celulares.

De acordo com o delegado João Paulo Abreu, ao longo das investigações, foi possível vincular a participação dos suspeitos, na organização das ações criminosas. “A operação recebeu o nome de ‘Asfixia’ fazendo referência à busca incessante da Polícia Civil em desarticular organizações criminosas responsáveis por crimes de roubos e de furtos com emprego de explosivos, por intermédio da ampla responsabilização criminal de seus membros. Ressalta-se que, em partes, alguns integrantes da organização criminosa ainda estão em liberdade, outros presos ou morreram em confrontos ao logo dos anos de 2018 e 2019”, concluiu o delegado.

Nesta terça-feira, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisões, temporárias e preventivas, em Caxias do Sul e Guaíba. Na ação, cinco pessoas foram presas, sendo um capturado em Caxias do Sul, outro na cidade de Guaíba e os três indivíduos já estavam recolhidos ao sistema prisional, documentos e celulares apreendidos. “Em Caxias do Sul foi preso preventivamente um homem de 28 anos, com antecedentes por roubo qualificado, receptação, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O homem, de 37 anos, capturado em Guaíba, foi preso temporariamente, com antecedentes por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação”, concluiu o delegado.

Só no primeiro semestre do ano, oito agências bancárias foram alvo de furtos e roubos com a utilização de explosivos. No ano passado, no mesmo período foram 21 casos e em 2017, 22.

Foto: Polícia Civil