Ação é decorrente de uma megaoperação que visa desarticular quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro vindo do tráfico no Estado

Uma megaoperação deflagrada pela Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 16, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Garibaldi. Além dos municípios gaúchos, há trabalhos em Santa Catarina, visando desarticular uma quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Na região, a ação ocorreu no bairro Fenachamp. No total, 61 mandados foram emitidos pela Justiça.

Conforme as informações, ninguém foi preso em Garibaldi. No entanto, equipes da Polícia Civil da cidade e do município de Carlos Barbosa estiveram nos locais indicados. Até o momento, a operação já prendeu seis pessoas, apreendeu 13 veículos, um jet ski, três armas de fogo, munições e a quantia de R$ 70 mil.

Durante mais de um ano, a Polícia Civil apurou informações sobre o esquema, em especial, os lucros que eram obtidos pela venda de drogas. De acordo com as informações, a facção responsável, com base em São Leopoldo, realizava o repasse de dinheiro para contas bancárias de familiares. Com os valores eram realizadas compras de bens e imóveis de luxo, veículos, além da venda de carros em uma empresa situada em Viamão. Ainda, segundo as investigações, o esquema teria movimentado cerca de R$ 17 milhões. Pelo menos 41 pessoas faziam parte do esquema.

No Rio Grande do Sul, os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Viamão, Sarandi, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Garibaldi, Canoas, Sapucaia do Sul e Estância Velha. Em Santa Catarina, os policiais cumprem mandados em Imbituba.

Foto: Polícia Civil / Divulgação