O município de Pinto Bandeira tem 105,072 km² de área e conta com uma população estimada de três mil habitantes, a partir de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019. A paisagem do relevo montanhoso e solo ondulado dão um ar rústico e cheio de charme para a cidade que produz vinhos e espumantes de qualidade, além do destaque no cultivo de várias frutas e olericulturas importantes para a região.

O prefeito, Hadair Ferrari, diz que o município precisa muito da agricultura, fonte de renda da maioria das famílias que residem na região. “Dependemos da produção da uva e pêssego. Quando o agricultor vai bem, a cidade também. Ultimamente estamos crescendo de uma forma significativa, cada vez mais o cultivador investe em sua área de trabalho”, afirma.

O prefeito, Hadair Ferrari

Em relação à habitação, a cidade está tendo um crescimento significativo, inclusive, as pessoas que saíram do local anteriormente estão retornando. “Agora, com o novo acesso e o asfalto todo recapeado, estamos sendo valorizados e as pessoas estão procurando cada vez mais o município. Recentemente, recebi uma imobiliária de Carlos Barbosa, dizendo que o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra já estão cheios, portanto, estão procurando imóveis em Pinto Bandeira”, conta.

O transporte escolar se destaca no município, garantindo acesso seguro e fácil dos estudantes às instituições de ensino. “Buscamos eles em casa e levamos para as escolas. Já o ônibus público está deficiente, pois não há demanda e a maioria das pessoas usa seu veículo próprio”, diz.

Na educação, os moradores contam com uma nova creche, onde atende-se 100 crianças e 100% da demanda do município. “Para o ensino médio temos duas escolas municipais, a Barão de Mauá, na Linha 28 e a Emílio Meyer, na Linha Brasil. Inclusive, uma delas está completando 80 anos de sua construção e foi feita uma festa em comemoração, no dia 23 de outubro. Todos os anos, é investido de 25% a 30% na educação, tenho o número exato do início de 2022 até hoje, já atingimos 26,59% dos recursos”, informa.

De acordo com o prefeito, toda a demanda da saúde é atendida e para as cirurgias de alta complexidade, o município recebe recursos do estado para realizar uma por ano. “Além disso, fizemos oito operações por conta do município. Temos um convênio com o Hospital São Carlos, de Farroupilha e atendemos dessa forma”, fala. Também há um novo posto de saúde em construção. “Estamos construindo em uma área de 750 m² e está quase terminando, já foi pintado e falta somente a parte elétrica e os móveis. No próximo ano pretendemos inaugurá-lo e nos mudar para lá, localizado próximo ao centro, na Rua Monte Veneto”, relata.

Um setor que está evoluindo cada vez mais na Capital Estadual do Pêssego de Mesa é o do turismo. “O crescimento vem, principalmente, em função das vinícolas. No momento, também estão sendo construídas cabanas, como os Chalés da Pinta, que já foram locados até janeiro, além de outros projetos nesse sentido. Queremos que se desenvolva nessa linha, os hotéis deixamos para o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, nós queremos fazer um trabalho e motivar o pessoal para as cabanas e chalés. Em função do turismo, no próximo ano pretendemos inaugurar o pórtico de entrada no acesso principal de nosso município, inclusive estamos licitando-o nos próximos dias”, ressalta.

Segundo o prefeito, o que está se desenvolvendo significativamente são as obras no interior do município. “Estamos fazendo via asfáltica nas comunidades, já realizamos na Santa Cruz, da Linha Sobra, agora será feito da Linha Amadeu e logo será licitado. Nossa ideia é fazer de um a dois quilômetros de acesso asfáltico para cada linha, conforme o fluxo do local, fazemos mais ou menos”, destaca.

De acordo com Ferrari, o município está bem financeiramente e anuncia as projeções para 2022. “Vai ser licitado o asfalto de 1.7 quilômetros da Linha Amadeu, que não sei certo se será executado esse ano, pois eles têm 120 dias para concluir. Lá na entrada da Sobra estão fazendo, onde tem acesso ao Recando dos Pássaros. Além disso, iniciamos o pórtico, onde concretamos as sapatas. A licitação da parte metálica dele, que será um espumante e uma taça, iniciará ainda este ano. Quando ao posto de saúde, talvez a parte elétrica seja feita ainda nesse ano”, revela.

Com o local em potencial crescimento, o prefeito menciona a importância de os munícipes apostarem em políticos que olham pelo município. “Agradeço à população pela eleição, pois valorizaram os deputados que nos deram recursos e nos ajudaram, dessa vez foi em massa”, conclui.

Foto: Divulgação