PRIVATIZAR TUDO?
Basta se fazer uma simples pesquisa para se constatar o quanto nossas relações “povo-governos” estão muuuuitttoooo diferentes do que eram até 1988, quando a “Constituição Cidadã” foi promulgada pelos “mui leais e valorosos” congressistas da época. O que restou de “obrigação” dos governos municipais, estaduais e federal no quesito “contrapartida de nossos impostos”? Vejamos: as rodovias, antes abertas, asfaltadas e conservadas pelos governos, passaram a ser PEDAGIADAS, mas DEPOIS de estarem “joinha” e até duplicadas. A saúde já tem mais de 50 milhões de brasileiros pagando planos particulares…e…
SEGUE …
A segurança pública (ou a carência dela?) nos obrigou a contratar empresas privadas e criar guardas municipais. A iluminação pública, antes custeada pelas prefeituras, teve a conta jogada no colo da população e “a varrer”, apenas calculado o débito pelo consumo DA RESIDÊNCIA do sempre “pagador”. A coleta do lixo é paga juntamente com o IPTU por toda a eternidade, pois a gente nasce pagando, vive pagando e paga DEPOIS de morto. A limpeza urbana, antes feita por funcionários, passou a ser terceirizada. A manutenção de praticamente TUDO o que era de responsabilidade dos governos passou a ser terceirizada também. Em Bento Gonçalves, a telefonia dos distritos, que era responsabilidade da prefeitura, faz muito tempo que deixou de ser.
CONTINUA …
Se pensarmos na área da segurança pública, a coisa beira o inacreditável. Aqui, o estacionamento pago ajuda a custear o básico, elementar para funcionamento das polícias civil e militar, bem como do corpo de bombeiros, com a criação da Fundação CONSEPRO. E ainda foi constituída a guarda civil municipal. Resolveu o problema da falta de segurança aqui ou em qualquer outro município do Brasil? Atualmente, com a sequência de transferências de atribuições, restou pouco sob a responsabilidade das prefeituras, estados e governo federal, pois quase tudo o que lhes cabia antes foi privatizado, terceirizado ou com PPPs (parcerias).
CONCLUSÃO
Estaria chegando a hora de PRIVATIZAR os governos? Creio que
não estou só nesse pensamento. Se restou muito pouco sob a responsabilidade desses entes públicos, mesmo com a carga tributária ter sido catapultada por fernando henrique cardoso de 24% para 34% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a mesma até hoje, apesar das “afirmações” de setores bem identificados, a pergunta é: POR QUE NÃO SE PRIVATIZA TUDO no Brasil? Não dizem que “a inciativa privada” é muito melhor do que os poderes públicos? Que administram bem melhor qualquer coisa? Chegou ou não a hora de se pensar seriamente nisso? Que tal?
QUAL SERIA A PENA ADEQUADA?
Tem sido estarrecedoras as notícias que nos chegam, via meios de comunicação como TVs, emissoras de rádio e jornais, informando sobre crimes brutais que acontecem, diariamente, no Oiapoque ao Chuí. Como exemplos, cito São Paulo, onde uma dentista foi assaltada por um monstro ao chegar em casa. Esse “coisa” aí (ser humano é diferente) atirou quatro vezes contra ela, que está em coma em hospital. Interessante é que o “coisa” já tem DEZ passagens pela polícia, com até latrocínio.
E O PAI QUE MATOU O FILHO?
Nem precisaria fazer pesquisa para se saber o que a população pensa sobre a pena que o “coisa” que atirou na dentista em São Paulo e o pai que matou o filho de cinco anos em São Gabriel mereceriam. Muito menos aos que assassinaram o ciclista para roubar o celular, bem como milhares de outros crimes hediondos que são cometidos no Brasil diariamente. Se os parlamentares brasileiros se preocupassem mais com O POVO e menos com seus “interésses”, muitos até inconfessáveis ou absurdos, e mais com os verdadeiros interesses do POVO, cumprindo com suas obrigações e atendendo a missão para a qual O POVO OS ELEGEU, certamente essas coisas abomináveis até poderiam ocorrer, mas em número e proporções beeeemmmm menores. Ou não?
QUE CONGRESSO É ESSE?
Por mais que qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência, se esforce para entender, não conseguirá. O que boa parte de congressistas pensa que está fazendo? Obstrução para que não haja tramitação de projetos no Congresso Nacional tem previsão regimental ou legal? Se não – vou pesquisar -, se trata de violar os interesses do povo para tentar viabilizar seus próprios “interésses”. Ou não?
ÚLTIMAS
Primeira: Realmente, governar o Brasil não é tarefa fácil. Amadores não têm a menor possibilidade, diante da omissão da maioria esmagadora do povo brasileiro. Setores políticos se julgam no direito fazerem, dizerem e incitarem seus “admiradores” a cometerem crimes capitulados na legislação, pensando estarem “protegidos” pelo “manto sagrado da imunidade parlamentar”. Pobre Brasil! Segunda: Muito interessante o posicionamento de alguns políticos. Quando lhes convém, a tal de “imunidade parlamentar” e o “foro privilegiado” são sagrados. Quanto presentem que PODE não lhes ser “interessante”, querem mudar a lei. E têm os que os apoiam, por mais absurdo que seja; Terceira: Será que terão coragem para obstruir o projeto que isentará de Imposto de Renda os SALÁRIOS de até R$ 5.000,00? Ah, pelo que se está vendo e ouvindo, muitos terão, sim. Afinal, a politicagem partidária é o suprassumo das diretrizes que movem boa parte da população, não? Quarta: E o pior disso tudo é que já há mobilizações para aumentar o número de deputados e senadores. Problemas nisso? Não, claro! O Reino Unido possui o TRIPLO de parlamentares – deputados e senadores, com população TRÊS VEZES MENOR que o Brasil -, mas o Brasil é o SEGUNDO mais caro do mundo – 1º é o EUA – e o Reino Unido é o SETIMO mais caro. Pode isso, Arnaldo? Quinta: Enquanto isso, o canal de TV Modo Viagem segue com seu programa diário, “O Brasil Visto de Cima”, canal 444 da Sky, mostrando o sucateamento do sistema ferroviário no Brasil, pelo “jênio” fhc e seus admiradores. É revoltante se ver ferrovias importantes com suas estações transformadas em “museus”; Sexta: Tínhamos em Bento Gonçalves um trecho turístico importantíssimo, até os tuneis de Jabuticaba, no Rio das Antas. A exemplo do trecho até o bairro São Roque, foi sucateado. Esse é o “Brasil da ditadura” …da incompetência e descaso; Sétima: Começa hoje o Brasileirão. Inter, super-mega-ultra campeão do Ruralito é favoritaço ao título. Já o Grêmio, segundo os conceitos colorados de futebol, é candidatíssimo ao rebaixamento. Dia 21 de dezembro saberemos a realidade. Hoje não passa de “desejos de torcidas”; Oitava: E o que veremos de gente que chama a TV Globo de “lixo”, mas que assiste a algum dos seus mais de dez canais, sintonizando os jogos do seu time, superará as dezenas de milhões.