Não seria hora de rever?

Depois do recesso das festas, retorno com um assunto que é falado diariamente, centenas – quiçá milhares – de vezes aqui, no centro da cidade. Falo do sistema semafórico implantado simultaneamente com a troca de sentido das ruas Dr. Antunes e Dr. Montauri, sem que ninguém tivesse explicado o porquê de ter havido a mudança anterior e o porquê de ter sido cancelada. Afinal, QUAL foi o objetivo dessas inversões de sentido nas duas ruas? Qual o objetivo de ter sido cancelada a inversão? O mínimo que deveriam ter feito era dar EXPLICAÇÕES aos usuários das ruas centrais, os pedestres, motociclistas e motoristas. QUEM foi ou deixou de ser beneficiado, afinal?

E agora?

Nada foi dito sobre a inversão de sentido das duas ruas, nem antes, nem depois. Algo tipo “qui sono io a comandare” (aqui sou eu que mando) e não devo explicações, muito menos “a quem quero beneficiar”. Mas, mesmo sem dar qualquer explicação, outra mudança foi “introduzida” nos usuários: A SEMAFÓRICA. Mais uma sinaleira foi colocada na frente da Igreja de Santo Antônio. Queriam, talvez, minimizar o conflito do trânsito, que vem de duas mãos na rua Marechal Deodoro, possibilitando acesso a quatro outras ruas, a Assis Brasil, a rua Humaitá, a rua Gomes Carneiro e a travessa Moron. Se foi por isso, não conseguiram o intento. Os conflitos continuam e deixam quem quer acessar a rua Assis Brasil ou qualquer das outras, indignados.

Agora, passou da hora!

Sim, passou há décadas! Tenho insistido na necessidade de ser feito um ESTUDO TÉCNICO sobre o trânsito de Bento Gonçalves, já que o número de veículos aumentou geometricamente nos últimos 20 ou 30 anos. E aos problemas que mencionei acima, ainda há o causado àqueles que precisam acessar os estacionamentos da torre residencial, da torre comercial, do Shopping Bento e da Igreja de Santo Antônio (praticamente só usado por frequentadores do Supermercado). Os que PRECISAM acessar esses estacionamentos (entrar ou sair) DEPENDEM dos semáforos e da boa vontade de pedestres nas calçadas. O Estudo Técnico, feito por EMPRESAESPECIALIZADA, é exigido pelo próprio crescimento populacional e de veículos.

E preparemos os bolsos…

Sim, é melhor estarmos preparados, porque em fevereiro teremos que pagar pedágios extorsivos para transitar por míseros OITENTA E DOIS QUILÔMETROS para Porto Alegre. É, 82, porque de São Leopoldo a Porto Alegre, 36 km, não há pedágios na BR -116 e a concessionária que cobra os dois que pagaremos, não, não tem responsabilidade sobre tal trajeto. Quanto pagaremos? Bem, o pedágio de Portão, que era de R$ 6,50 em janeiro de 2023, passou, em fevereiro, para R$ 11,90, em sentido único. Em fevereiro de 2024, passará a ser cobrado na IDA e na VOLTA, talvez corrigido pela “inflação” (Qual? IPCA, a oficial, talvez).

… Pois o “chumbo” é grosso!

E o que nos introduzirão em fevereiro de 2024, em Carlos Barbosa, serão mais R$ 7,85, que deverão serem corrigidos desde JANEIRO DE 2020, QUATRO ANOS, portanto. Pelos meus cálculos, até DEZEMBRO de 2023, pelo IPCA (índice oficial brasileiro), o resultado será 27,31%. Se a inflação de janeiro de 2024 for de 0,30%, o acumulado passará a ser de 27,69% (lembro que é acumulada). Então, os R$ 7,85 corrigidos até janeiro, serão R$ 10,02 e os R$ 11,90 de Portão serão R$ 12,45, pela inflação de 2023, 4,62%. Pagaremos, portanto, R$ 44,94 para irmos e voltarmos para Porto Alegre. Considerando-se 82 km, serão R$ 0,54 por quilômetro pedagiado. E isso por TRINTA ANOS, corrigido anualmente.

E por que isso tudo?

Simples! Porque nós, povo, aceitamos tudo pacificamente porque SEMPRE nos omitimos, deixando que “representantes” decidam por nós, normalmente SEM NOS CONSULTAR. E desafio alguém me provar o contrário. O que acontece é que marcam “Audiências Públicas” em horários e locais de difícil acesso a todos, seja por “normas” dos organizadores delas, seja pelos dias e horários marcados, seja pelo fato de NÃO DAREM A MÍNIMA para o que A POPULAÇÃO poderá dizer e, mesmo, os tais de “representantes do povo”, caso sejam CONTRÁRIOS às propostas apresentadas. Resumo: PAGUEMOS OS PEDÁGIOS abusivos e continuemos calados e inertes, como sempre. Ah, sim, alguém sabe ONDE se paga R$ 0,54 por quilômetro rodado? Se sabe, por gentileza, me informe e terei prazer em divulgar.

Últimas

Primeira: E as fake news seguem livres e soltas, sob a pretensão de serem “liberdade de expressão”. O mundo todo está coibindo fake news na legítima área, até agora sem lei, das redes sociais. Ah, quem irá decidir o que é “fake news”, dizem seus autores. Resposta simples: a verdade, nada mais;

Segunda: Essa foi fantástica! O TSE confirmou a fraude que colocou Lula no PL (partido do Bolsonaro). Advogada do PL procedeu a alteração usando sua própria senha para tanto, em julho de 2023. O TSE recolou tudo no seu devido lugar. E isso não é fake news;

Terceira: O tal de “rolezinho de motos” flagrado em várias cidades do Brasil, no Natal, são uma prova da falta de noção de alguns. É para se ver até que ponto os “sem noção” estão levando a vida perigosamente. E é apenas UM dos casos de infração à legislação;

Quarta: Ainda sobre os “trenzinhos da alegria”, há que se perguntar: quando os empregadores dessa gente, que somos nós, o povo, será ouvido e opinará sobre seus salários nababescos? Não tenho dúvidas de que isso poderá demorar até muitas gerações, mas é uma questão de tempo;

Quinta: E que tal o Fundo Eleitoral de quase CINCO BILHÕES e o Fundo Partidário UM BILHÃO E DUZENTOS MILHÕES de reais? É para que a população veja e constate o que podem fazer aqueles em quem vota. Assim sendo, quando aprovam os aumentos de impostos nada nos resta senão calar e pensar no voto. Será mesmo?

Sexta: Por isso, ao sabermos que um ex-presidente e sua esposa, contratados como funcionários pelo seu partido, receberam 589 mil reais em 2023, além do salário e benesses de ex-presidente, também temos que ficar caladinhos;

Sétima: Interessante é que quem se posiciona contrário a essas aberrações, é “acusado” de ser petista ou bolsonarista. O Brasil e os brasileiros precisam, mesmo, serem estudados pela NASA;

Oitava: Os números de 2023 chamam a atenção. Bolsa de Valores, cotação do dólar, inflação, índice da inflação (IPCA), PIB e outras coisas mais derrubaram a esmagadora maioria das previsões, não é mesmo?

Nona: No que se refere ao futebol, teremos um ano muito movimentado, certamente. O Esportivo tentará subir para a série A; O Grêmio, com a Libertadores, está tentando o impossível: substituir o fenômeno Suárez; já o Inter está contratando por atacado, buscando conquistar o “Ruralito” e, talvez, algo mais. Nosso 2024 promete…