É BOM LEMBRAR E SABER!
Não custa repetir. Quem sabe, com repetições, os que não viveram aquela época se interessem mais e procurem saber COMO tudo era possível. Refiro-me às rodovias que foram construídas com o dinheiro dos NOSSOS IMPOSTOS. No fim da semana passada, fui para Gramado, via Caxias do Sul, transitando pela BR-116. De Caxias a Nova Petrópolis a BR-116 foi construída escavando montanhas de terra e pedra, algo que, hoje, chama a atenção. Se imagina QUANTO deve ter custado a abertura e asfaltamento de uma rodovia que cruza o Brasil, de Fortaleza, Ceará, até Jaguarão, no Rio Grande do Sul, tendo mais de 4.100 km de extensão. E foi construída SEM PEDÁGIOS, apenas com a Taxa Rodoviária Única, que era bem menor que o atual IPVA.
POR QUE MUDOU TUDO?
Havia bem mais coisas que beneficiavam os proprietários de veículos naquela época. Quando se licenciava um veículo, AS PLACAS eram fornecidas pelo Estado, por exemplo. Não existia o absurdo valor do ICMS estadual – R$ 1,47 por litro – que se paga hoje, além do PIS/COFINS/CIDE, federais. O que se pagava era o Imposto Único sobre Combustíveis, Minerais e lubrificantes. E, obviamente, INEXISTIAM PEDÁGIOS. Em 1988, com a “Constituição Cidadã” (assim denominada por Ulisses Guimarães) houve a abertura da possibilidade de tributação em todas as esferas de governos, municipais, estaduais e federal. No governo fhc, de 1995 a 2002, a carga tributária, nas três esferas, passou de 24% para 33% do PIB. Aí começou a “farra” tributária.
E DÊ-LHE PEDÁGIOS!
Mas, nossos “mui leais e valorosos” governantes, perceberam que poderiam tirar mais partes do couro dos proprietários de veículos. Descobriram os “pedágios”! No nosso Estado, antonio brito nos aplicou um festival de aberrações. Cercou as principais cidades com pedágios absurdos, sem que houvessem contrapartidas condizentes com a arrecadação das tarifas, que foram estabelecidas não por concorrência de “menor preço e melhores serviços”, mas com ANTECEDÊNCIA. Na época, R$ 3,00 (apliquem a inflação desde 1996 e verão quando isso representa hoje), com o que as felizes concessionárias se deliciaram às nossas custas.
E O QUE FIZERAM OS “REPRESENTANTES”?
Pois é, os nossos “representantes”, políticos e dirigentes de entidades, que participaram das tais de “audiências públicas” (algo inventado pela “dar credibilidade” a alguma ação pública, mas que não passa de “figuração”) apenas disseram “amém” às pretensões governamentais. Há pouco tempo, quando o governo estadual decidiu nos enfiar goela abaixo, “bolso adentro”, mais pedágios e a preços extorsivos, o que se ouvia era “melhor pagar pedágios do que transitar por rodovias ruins”. Em nenhum momento essas “lideranças representativas” QUESTIONARAM qual o destino que o governo dava ao que era arrecadado nas QUATORZE PRAÇAS DE PEDÁGIOS COMUNITÁRIOS.
PAGAR SEM RECLAMAR!
Para que questionar, né? Preferiram nos aplicar DOIS PEDÁGIOS entre Carlos Barbosa e São Sebastião do Cai, cobrando, atualmente, R$ 46,80, ida e volta, onde antes se pagava UM, de R$ 6,50. E são míseros 89 km. Agora já está certo que nos enfiarão mais VINTE E QUATRO PEDÁGIOS na região. Claro que “audiências públicas” serão realizadas para que nossos “representantes” aprovem esses novos pedagiamentos. Afinal, já decidiram que os proprietários de veículos devem ter, AINDA, mais couro para ser ESFOLIADO e sequer anestesia é preciso. Pagar sem reclamar é a norma?
PELO JEITO, NÃO!
Tenho visto grande mobilização de gente de Nova Prata e municípios da região se unindo em protesto CONTRA ESSES NOVOS PEDÁGIOS. Lá se mobilizam. Nos demais “blocos” pedagiados, notadamente os entre Caxias, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, a população toda se manteve silente, cordata, quieta, inerte, sequer cobramos de nossos “representantes”, enquanto o governo autorizava DOIS pedágios – era um de R$ 6,50, só na ida, repito -, com AUMENTO DE 583% (quinhentos e oitenta e três por cento), com cobrança na ida e na volta, SEM UTILIZAR FUNCIONÁRIOS. E POR TRINTA ANOS. Ah, sim, há estabelecimento de duplicações. Resta saber QUANDO teremos isso. Daqui a quantos anos? Por hora, outros serviços, aqueles que “aparecem”, são realizados.
E PROTESTAM!
Pois é, com a Constituição de 1988, Estados e municípios puderam criar tributos antes inimagináveis, como a Taxa de Iluminação Publica que virou “Contribuição” para a tornar “legal”. Este é só um exemplo. Governadores e prefeitos protestam pela “centralização tributária” federal. Vai entender!
ÚLTIMAS
Primeira: Bento Gonçalves já foi mais importante no cenário estadual. Chegamos a ter DOIS deputados estaduais, secretários de Estado, diretor do Banrisul e outros. Então, perguntar não ofende, né? Pergunto: onde foi que começamos a errar e sermos esquecidos pelos sucessivos governos estaduais? Segunda: Enquanto isso, clientes obrigatórios dos fornecedores de água – algo “secundário”, quiçá insignificante na vida de todos nós – estão recebendo contas para pagar com valores estratosféricos em vários municípios. Creio que já passou da hora de se privatizar o fornecimento de água. Afinal, a iniciativa privada é “mais eficiente”, principalmente em setores vitais para a população, né? Terceira: Menos mal que somos “informados” por experts no assunto, garantindo que o aquecimento global é “coisa de comunista”. Os extremos de calor e frio no hemisfério norte e no Sul, são “coisas cíclicas” e que “nada tem a ver com as ações humanas”. Os recordes de calor no nosso Estado também é “coisa normal, cíclica”, não é mesmo? Putz!!! Quarta: Em ritmo de contagem regressiva para as programações deste ano, a 33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho encontram no JANTAR SOB AS ESTRELAS uma oportunidade especial de fortalecer a conexão com o público e conquistar visitantes para prestigiar feira e festa. É hoje, na avenida Planalto; Quinta: Continuo assistindo a um ótimo programa de TV, o “Brasil Visto de Cima”. E minha indignação recrudesce a cada episódio, vendo que o sucateamento criminoso de nossas ferrovias, do Oiapoque ao Chuí, contou com o apoio de gente “do bem e de bem”; Sexta: As estações ferroviárias foram transformadas em museus. E ainda há muitos dos apoiadores desse “crime de lesa Pátria” que, agora, acham os “fretes caros” no Brasil. E o dizem sem constrangimentos; Sétima: Hoje é “DIA DE GRENAL”, indubitavelmente o maior clássico do futebol mundial. A ARENA DO GRÊMIO estará lotada, certamente, com mais de 40 mil torcedores, assistindo a um jogo que, antecipadamente, se sabe que o Inter será o vencedor. Afinal, o 5º colocado no Brasileirão de 2024, que ainda contratou 9 jogadores – é muito melhor que o 16º. É jogo-jogado! Podem crer!