DO MESMO SACO, MESMO?

Quem me concede a honra de ler esta Coluna, que completará 44 anos nas páginas do Jornal Semanário no dia 19 de agosto próximo, sabe bem quantas vezes eu afirmei que “políticos e politica são farinha do mesmo saco”. Com honrosas exceções, claro. Pois bem, agora, mais uma vez que as “alianças” e “coligações” político-partidárias se apresentam para as eleições, isso fica mais claro, escancarado. O petista Lula se aliou ao seu, ANTES, fidagal adversário Geraldo Alckmin, ex-PSDB, atual PSB e, certamente, receberá apoios de boa parte de seus antes adversários e, sim, como sempre, se setores o MDB, eternos aliados de quem for de seu “interesse”. E Bolsonaro?

SIAMESES?

Bem, qualquer pessoa que acompanhe, sem fanatismo cego, sabe de quem é, o que disse e diz Jair Messias Bolsonaro. Antes, era ferrenho defensor da “nova política”, casualmente a mesma da qual fez parte por 28 anos. Depois, exatamente como escrevi na Coluna bem antes das eleições, para governar, aliou-se ao tal de “CENTRÃO”, que nada mais é do que a união dos que estão sempre ao lado do poder, seja quem for o titular. Fez mais, instituiu o “Orçamento Secreto” (“mensalão turbinado”?) para garantir vantagens, tais como barrar os mais de 140 pedidos de impeachment que o ameaçam.

NÃO PAROU AÍ…

Bolsonaro fez mais, ainda. Chamou o deputado Ciro Nogueira para ser seu escudeiro no governo e filiou-se ao condenado e preso pela Lava Jato, Costa Neto, dono do PL (Partido Liberal). E fez muito mais coisas, provando o que afirmo há décadas na Coluna: Não há virgens na zona política brasileira. Porém, é preciso QUERER ver isso. Bolsonaristas e petistas têm muito em comum. O principal é: “se não for bolsonarista, é petista” ou “se não for petista é bolsonarista”. Em resumo, não se pode ser nem um, nem outro porque te chamam de “isentão”, que fica em cima do muro. O Brasil já foi muito melhor que isso. Voltamos ao tempo em que ou era ARENA ou MDB, com tudo o que isso representava. Até com mais de oito mil militares no governo. Há que se perguntar: Há diferença entre Lula e Bolsonaro? Qual?

O QUE VIRÁ AGORA?

Nos últimos meses assistimos a reduções de impostos, todas, claro, “sem conotações político-eleitoreiras” (?). Mas, quais as consequências delas para estados e municípios? Qualquer pessoa, seja advogado, estudante de direito ou, mesmo, um cidadão relativamente informado sabe que a Constituição de 1988 impôs obrigações na educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, etc., aos estados e municípios, em troca de alguns tributos novos. Quais serão os reflexos disso tudo nas ações desses órgãos federados? Esses serviços continuarão a serem prestados, mesmo que precariamente, como sempre, ao povo brasileiro? Nestes últimos 5 meses de 2022 e a partir de 2023, saber-se-á…

FIAÇÃO, VERGONHA NACIONAL?

Várias vezes comentei aqui sobre o absurdo monte de fios que enfeiam a cidade, enrolados ou estendidos nos postes. O emaranhado já está quase causando sombras, tamanho é o número deles. Modernidade? Sim, claro, antes não havia internet, por exemplo, apenas energia elétrica passando pela fiação. Mas, por que as chamadas “autoridades competentes” e as concessionárias de serviços NUNCA PENSAM na comunidade? Por que não fazem projetos para evitar essas ridículas e feias aglomerações de fios que enfeiam as cidades?

E O PROJETO O CENTRO?

Aqui, no centro da cidade, todos sabem que havia um projeto, do ex-prefeito Lunelli, de prolongamento da instalação subterrânea da viação, do Colégio Bento Gonçalves até a Caixa Federal, completando a Via Del Vino, inclusive com a verba necessária DISPONÍVEL na Caixa Federal, como a da Biblioteca Pública, que já retornaram a Brasília por não terem sido empregadas e a que deveria ser para a tal de Rua Coberta. Por essa negativa – terá sido por problemas político-partidários? – a ruas centrais, Marechal Deodoro e Marechal Floriano, estão viradas nessa “coisa” aérea que envergonha nossa “cidade turística”. Farão novos projetos? A conferir!

E O PLANO VIÁRIO?

A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana tem a responsabilidade de gerir o trânsito do Município e até TENTA fazer. Mas, tudo se resume a intervenções pontuais, não alicerçadas num amplo PLANO VIÁRIO, algo que só empresas especializadas têm capacidade de fazer, após um imenso estudo da cidade. Mas, mesmo com o aumento brutal e veículos nas nossas ruas, passam-se décadas, entra prefeito, sai prefeito, e NADA acontece. Essas “pontualidades” introduzidas sofrem críticas contundentes. Prefeito Diogo, contrate um PLANO VIÁRIO. A comunidade agradecerá!

ÚLTIMAS

Primeira: Por mais inacreditável que poderia parecer em 2019, logo a seguir o indefectível condenado do “mensalão do PT, PP, MDB, PTB” e outros, Roberto Jeferson, virou aliado de Bolsonaro e, agora, candidato a presidente do Brasil. Probabilidade de eleger-se? Zero! Ou “menos de zero”;

Segunda: Muitas ruas da nossa cidade estão recebendo renovação do asfalto. Isso é muito bom. Espera-se, porém, que os quebra-molas sejam refeitos DENTRO das normas legais ou, o lógico, substituídos por lombadas eletrônicas;

Terceira: E, claro, que as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro sejam cumpridas, ou seja, que as ruas recebam a devida sinalização horizontal e vertical ANTES       de serem entregues ao trânsito, né?

Quarta: E por falar em trânsito, a rodovia RS-444, do Vale dos Vinhedos e a dos Caminhos de Pedra precisam receber alguma intervenção que minimize os perigos a que os ciclistas estão expostos. Elas são muito estreitas, sabidamente;

Quinta: Brevemente saberemos se o Bolsa Família, antes considerado “compra de votos”, será isso mesmo e, com a mudança para “Auxílio Brasil, Taxista e Caminhoneiro” confirmar-se-á que é “compra de votos”, mesmo, não?

Sexta: As pequenas e micro empresas continuam sendo massacradas pelo “Imposto de Fronteira” – 12% – cobrado sobre produtos importados (luvas cirúrgicas, por exemplo), mesmo sendo bitributadas com o Simples Nacional. Até quando?

Sétima: COVID continua contaminando milhares de pessoas e matando centenas. Mas, pelo jeito, ainda há quem não leve a sério essa desgraça toda. Vacinas sendo jogadas fora por estarem vencidas? Alguém será preso por um crime desses?

Oitava: E o STJD, finalmente, reconheceu o titulo de CAMPEÃO GAÚCHO DE 2022, série B, pelo nosso ESPORTIVO. O acesso à série A já estava garantido, mas foi reconhecido também. Mais uma vez, parabéns a todos.