Considerada uma das datas mais preocupantes para órgãos e instituições de segurança que atuam nas operações Vigam Segura, o feriadão de Dia do Trabalho, nos últimos 10 anos é o terceiro feriado com mais mortes nas vias gaúchas, atrás apenas do Dia das Mães e do Dia dos Pais.

Mesmo não sendo um feriadão prolongado, a 88ª edição da Operação Viagem Segura se estenderá por cinco dias, de sexta-feira, 27 a terça-feira, 1º de maio.

O Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) aponta que durante o Dia do Trabalho, há uma média de 7,1 falecimentos por dia, pouco abaixo da média diária dos finais de semana em que não há operação (7,3 óbitos/dia) – e bem acima da média geral dos 15 feriados e datas comemorativas em que a operação acontece (6,3 mortes/dia). Isso corresponde a dizer que a cada 3 horas e 22 minutos, uma pessoa perde a vida no trânsito, no feriado do Dia do Trabalho. No ano passado, foram 24 mortes em quatro dias de operação, considerando as pessoas que morreram até 30 dias pós-acidente. Em 2016, foram 15 mortes no mesmo período.

Foto: Divulgação/Detran RS

 

Fonte: DetranRS