Uma das etapas de ampliação do Hospital Tacchini foi concluída recentemente, com a construção de oito novos quartos. As novas instalações ficam junto ao prédio B da instituição, localizado na rua José Mário Mônaco, e foram erguidas na parte lateral. Os espaços são destinados aos usuários do Plano de Saúde Tacchimed e outros convênios atendidos pelo Hospital e já estão sendo utilizados. Nesta etapa da ampliação foram investidos R$ 750 mil, oriundos de recursos próprios e de financiamentos. Cada um dos quartos tem área de 26 metros quadrados, sendo que a área total foi de 70,7 metros quadrados por andar.

Obras continuam – além desta etapa, seguem as obras de ampliação da UTI Adulta e do novo Pronto Socorro, as quais serão entregues à comunidade em novembro. Os novos leitos da UTI estão sendo construídos em direção ao pátio interno do hospital, ganhando mais 350m² de área, totalizando 992,43 m². A quantidade passará de 19 para 29 leitos e o investimento chega a R$ 1.443,5 milhão, oriundo de recursos gerados pelo próprio Hospital. A nova área do Pronto Socorro já atende ao público desde 28 de abril, porém, sem a total capacidade, devido às obras que estão sendo feitas no local. Serão mais 556 m² de área, além dos 982 m² já utilizados na atual estrutura. As mudanças vão resultar em melhor comodidade aos pacientes que buscam consultas com médico plantonista ou serviços eletivos. A nova área vai dispor de 13 boxes de atendimento, salas de aplicação de injeção, inalação, gesso e curativos, entre outras dependências como duas salas de observação adulta e pediátrica e cinco consultórios. Algumas salas já estão sendo utilizadas na nova estrutura.

Passadas estas etapas, o Tacchini fecha o ano de 2014 com a conclusão de praticamente todas as obras previstas em seu plano de expansão. A única exceção é o início da construção do edifício garagem, que será erguido na esquina das ruas General Osório e Ramiro Barcelos. O projeto arquitetônico e a documentação que envolvia a parte histórica dos prédios existentes no local dependia de aprovação por parte do IPURB, o que já foi analisado e liberado. O edifício-garagem será construído por uma empreiteira, sem custo algum para o Hospital. Quando pronto, o local terá 444 vagas e será administrado por essa construtora, ressarcindo assim o investimento feito no local.