O Brasil tem mais de 500 anos.

O Brasil é a 8ª. maior economia do mundo.

O Brasil tem mais de 200.000.000 de habitantes.

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo.

O Brasil é o 4º. maior mercado de automóveis do mundo.

Outras estatísticas poderiam ser trazidas, boas ou não tão boas, para definir o Brasil como país e sua participação no cenário mundial. Mas vamos nos limitar a estas poucas pois o importante, aqui, não são as estatísticas em si mas afirmar que nosso país é grande em extensão, na força de sua gente, na produção de muitos produtos, no consumo de inúmeros outros mas é quase invisível aos olhos do mundo.

Você já parou para pensar porque não assistimos a televisões da Argentina, Uruguai, Chile ou de outros países aqui da América do Sul? Se você foi para alguns desses países, você conseguiu assistir a alguma televisão do Brasil? Por que será?

Sabemos o que está acontecendo nos EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha, Oriente médio, Rússia, Japão, China entre outros poucos mas não sabemos direito o que acontece aqui no Uruguai ou Argentina.  Só sabemos de alguma coisa quando acontece um desastre ou quando a economia está falida. Ou poucas vezes quando há eleições presidenciais.

O Brasil, mesmo sendo grande e populoso, não participa das grandes decisões do mundo moderno. O Eixo EUA-Europa-China-Japão domina o mundo.

Nossos governantes contribuíram com isto pois as políticas externas, principalmente nos últimos anos, sempre foram muito tímidas. Apareceram um pouco mais com o governo Lula mas desapareceram quase que completamente com o governo Dilma.

O futuro do país está também muito fortemente atrelado ao resto do mundo como não poderia deixar de ser mas há ainda uma compreensão governamental na esfera federal que parece não ver, nem acreditar nisto. Muito pelo contrário, pensam que o país é autossuficiente.

Como entender que ainda não se fez a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas, todos os 34 países das 3 Américas, que seria o maior bloco econômico do mundo. Seria.)nem acordos mais fortes com Europa e Japão? Como entender que alguns se esforçam para atrelar a visão de mundo com Cuba, Venezuela e Bolívia?

A política externa brasileira é míope (vista curta, não enxerga longe). Estamos perdendo tempo com esta visão socialista de mundo. Estamos pagando uma conta alta por não participarmos das grandes decisões mundiais, quer sejam econômicas, filosóficas ou ambientais. Participar somente do G-20 não é suficiente.

O Brasil é invisível. Isto tem que mudar e não é com esta visão curta de mundo que tanto é reforçada pela política do governo federal que iremos para o caminho certo. Mude Dilma, urgente.

Pense nisso e sucesso.