Dados são referentes aos meses de janeiro e agosto de 2023
Cerca de 150 moradores de Bento Gonçalves sofreram, nos oito meses do ano, golpes referentes a cartões de crédito. A informação foi confirmada pelo Procon Municipal nesta quinta-feira, 24. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo órgão, que mostram mais de 2,7 mil atendimentos em 2023. Além dos golpes, outras 60 ocorrências sobre fraudes envolvendo cartões. Segundo as informações, o alvo dos criminosos segue sendo idosos e aposentados.
Na maior parte das reclamações encaminhadas ao Procon, o golpe do cartão é executado da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações.
O Coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, alerta sobre esses golpes. “Hoje em dia os golpes estão direcionados a golpes financeiros, através de falsos links de atualizações de celular e golpes pelo WhatsApp. O consumidor deve ter cuidado ao receber mensagens de atualizações bancárias, deve conferir para ter certeza que realmente se trata de um contato do banco”, afirma.
Além desse tipo de crime, outras reclamações encaminhadas ao Procon de Bento estão relacionadas, em sua maioria, conforme o órgão, são normalmente relacionadas a serviços de telefonia, internet, tv por assinatura, água, luz, compras de eletrodomésticos, veículos, serviços bancários e empréstimos bancários.
Consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.