Local também se destaca pelos eventos comunitários e empresariais
O bairro Fenavinho, conhecido por sua tranquilidade e forte espírito comunitário, também se destaca na educação, com instituições que promovem um ensino de qualidade e inovação. Entre as principais escolas da região, estão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho e a Escola Impulso, ambas comprometidas com a formação integral dos estudantes e o envolvimento com a comunidade.
Escola Municipal Fenavinho
Segundo a diretora Suelen Fabretto Minuscoli, a instituição prioriza o trabalho conjunto com as famílias, garantindo um acompanhamento individualizado dos alunos. “A instituição mantém um diálogo aberto e participativo, fortalecendo a parceria entre escola e responsáveis. Além disso, realiza um acompanhamento individual, garantindo que cada educando receba o suporte necessário para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Outro diferencial é o constante revisar das práticas pedagógicas, com a adoção de metodologias inovadoras e adaptadas às necessidades de cada indivíduo. Dessa forma, a escola se mantém como referência na educação municipal, proporcionando um ensino eficiente e humanizado”, destaca.

Entre os maiores desafios da escola estão a pouca participação de algumas famílias no processo educativo e algumas limitações no espaço físico. “Quando as famílias não acompanham a vida escolar de seus filhos, a parceria entre escola e comunidade se fragiliza, prejudicando o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes. Para superar essas dificuldades a escola conta com uma maravilhosa equipe, super dedicada e empenhada na realização de suas tarefas, que abraça as propostas, acolhe e é sempre muita parceria em todos os momentos, firmando o compromisso da escola com a educação”, afirma Suelen.
Além disso ela destaca os problemas que são resquícios da pandemia e impactam nos índices de educação. “Muitas dificuldades de aprendizagem persistem, como a defasagem em conteúdos essenciais e a dificuldade de concentração, impactando diretamente o desempenho nas avaliações. Apesar dos esforços da escola em oferecer recuperação paralela de aprendizagem, metodologias inovadoras e um acompanhamento mais próximo, a superação das dificuldades ainda é um processo gradual. No entanto, com a continuidade das estratégias pedagógicas e o apoio da família, a expectativa é de que os índices voltem a crescer nos próximos anos”, frisa.
Apesar dos desafios, a escola tem se empenhado em implementar novas estratégias para melhorar o rendimento acadêmico. “Fortalecer o desempenho escolar e avançar nos indicadores educacionais, trabalhando de acordo com a realidade dos educandos”, aborda a diretora.
A direção também destaca a importância de eventos que aproximam os pais da escola, como a Festa da Família, Festa Junina, apresentação de final de ano, entre outros. “Além disso, realizamos encontros periódicos com os responsáveis, proporcionando um espaço para diálogo sobre o progresso acadêmico e o bem-estar dos educandos. Essa parceria também se manifesta por meio de reuniões individuais, projetos colaborativos e atividades que incentivam a presença da família no cotidiano escolar”, destaca.
Um dos diferenciais da escola é o “Espaço de Inovação Mão na Massa”, uma sala de robótica equipada com legos educativos que tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo. “Permite que os educandos explorem conceitos de forma prática e lúdica. As aulas se tornam mais inovadoras, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, tornando o processo de ensino mais envolvente e significativo”, afirma Suelen.
Inovação e formação integral
Outra escola da Fenavinho se diferencia por sua abordagem pedagógica inovadora, que alia ensino acadêmico de excelência a formação socioemocional. Josemari Pavan, diretora da instituição, explica que a escola oferece programas como educação financeira em parceria com o Sicredi, robótica e letramento digital, além de projetos de iniciação científica e incentivo à participação em competições estudantis.

A escola também se destaca no monitoramento do desempenho acadêmico, utilizando avaliações diagnósticas e planos de reforço para estudantes com dificuldades, mas assim como as demais instituições de ensino, enfrenta algumas dificuldades. “Dentre os principais desafios enfrentados pela Impulso, destaca-se a formação contínua e integral da equipe pedagógica, visto que para além das novas práticas de ensino respaldadas pelos estudos científicos recentes e as inúmeras tecnologias aplicadas à sala de aula, há igualmente a necessidade de abranger aspectos emocionais, sociais e de suporte às famílias. A escola hoje vem assumindo funções que outrora eram desempenhadas por outras instituições e na medida em que nos propomos a atender com excelência em turno integral é imprescindível a capacitação dos docentes para lidar assertivamente com essa realidade”, afirma Josemari Pavan, mantenedora e diretora da escola.
Atendimento a estudantes com dificuldades
Os alunos da escola de Josemari que apresentam dificuldades de aprendizagem recebem suporte por meio de planos individualizados de retomada de conteúdo, contando com apoio de professores titulares, monitores do turno inverso e profissionais externos, quando necessário. “Para cada aluno em situação de inclusão, são elaborados Planos Educacionais Individualizados (PEIs), estruturados conforme suas necessidades específicas. Esses planos visam promover a equidade no acesso às oportunidades de aprendizagem, além de garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no turno inverso”, frisa.

Além disso, a escola estabelece um vínculo ativo com a comunidade local por meio de projetos e parcerias, como a Miniempresa do Ensino Médio (em colaboração com a CIC BG) e o grupo de trabalho de Educação em parceria com o Bento+20. Eventos institucionais, feiras de iniciação científica e a Escola de Pais são algumas das iniciativas voltadas à integração entre escola e famílias. “Eventos como o jantar baile do Piquete e as apresentações de encerramento são outras iniciativas voltadas à integração e ao fortalecimento da parceria entre a escola e as famílias”, ressalta Josemari.
O impacto da educação no bairro
O crescimento educacional no Fenavinho também tem impactos sociais e econômicos. Segundo Marta Santarossa, conselheira fiscal da Associação de Moradores do bairro, a presença de escolas de qualidade contribui para o desenvolvimento da região, atraindo novas famílias e fomentando a economia local. “A vinda das escolas, principalmente a particular, trouxe mais movimento ao bairro, tornando-o uma referência”, ressalta.
Outro avanço significativo é a implantação de uma nova escola do Serviço Social da Indústria (SESI) na Rua 7 de Setembro, junto ao Centro Esportivo José Fasolo. A instituição terá aproximadamente 5,7 mil quadrados, com capacidade para atender mais de 1,3 mil alunos, sendo 360 no Ensino Médio em turno integral, 300 no Contraturno Tecnológico e 700 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto tem previsão de conclusão para novembro de 2025, sendo que as aulas devem começar nos primeiros meses de 2026.
As obras incluem ginásio de esportes, FabLearn (espaço para desenvolver a criatividade com uso de tecnologias por meio de projetos mão na massa), biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atenderá crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola. O investimento será de aproximadamente R$ 35 milhões, oriundos de valores do próprio setor industrial pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Demais desafios
Apesar das conquistas, desafios ainda persistem no bairro, como a falta de creches para atender às famílias que necessitam de um local seguro para seus filhos durante todo o dia.
A segurança ainda é uma preocupação também. “Falta mais presença da Brigada Militar. Os moradores gostariam que viaturas passassem ao menos uma ou duas vezes por dia, principalmente devido às escolas na região”, pontua Marta. Além disso, a saúde é outro ponto levantado pela moradora, com dificuldades para o agendamento de exames e demora no atendimento de casos que demandam rapidez.
Outro problema recorrente é na Rua Olavo Bilac, onde as fortes chuvas causam enxurradas que ameaçam invadir algumas residências. A comunidade já solicitou medidas da prefeitura para solucionar o problema, mas até o momento não houve uma resposta efetiva.
Espaços de convívio e eventos
Em termos de lazer, segundo Marta, o bairro conta com espaços suficientes para a prática esportiva e caminhadas, especialmente no Fundaparque.
Além disso, duas festas comunitárias tradicionais movimentam a vida social do bairro: a festa de São José Operário, em março, e a festa da Mãe Rainha, em novembro.

Segundo a moradora, a presença do Fundaparque na região impulsiona o comércio e o turismo, especialmente durante grandes feiras e eventos, como a ExpoBento e a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (FIMMA Brasil).
Por fim, a conselheira destaca a importância da religiosidade e do voluntariado na comunidade. “Temos uma forte atuação da coordenação comunitária, que organiza eventos, campanhas de arrecadação e visitas a doentes”, finaliza.