No primeiro trimestre deste ano, a Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves recebeu 1.078 ligações denunciando diversas atividades criminosas. Durante esse período, foram registrados 22 casos de furto, um de roubo, três de tráfico de entorpecentes e 17 por posse de entorpecentes. Além disso, foram registrados 11 casos de desacato e seis de desobediência. Os agentes conduziram 97 criminosos para o Departamento de Polícia (DPPA) e realizaram outras ações de combate à criminalidade.
Com um contingente de 34 agentes, responsáveis por garantir a segurança e a ordem pública no município, a GCM atua em diversas frentes para prevenir e combater atividades criminosas, além de promover ações educativas e de orientação à população. “A atuação da Guarda Civil Municipal se mostra crucial para garantia da lei e da ordem desempenhando papel fundamental para a segurança e bem-estar da comunidade local. Em meio a desafios contínuos, esses profissionais desempenham um papel vital na prevenção de crimes e proteção dos cidadãos”, explica o comandante da GCM, Gabriel Schein Kellermann.
Em 2023, GCM realizou palestras e atividades em escolas da cidade
Desde 2023 também foram intensificadas as ações em educandários, através do projeto Guarda nas Escolas. Diariamente os agentes circulam pelas escolas, visando garantir a segurança dos alunos, além disso, têm ocorrido palestras, abordando temas relacionados a segurança, bullying, dentre outros temas.
A segurança também foi reforçada com instalações de novas câmeras de videomonitoramento no último ano. Atualmente são 92 câmeras instaladas dentre todos os recintos escolares. Além disso, o videomonitoramento foi ampliado em praças públicas. Ao total, entre escolas e locais públicos, são 137 câmeras instaladas.