Pelo menos 22 focos do mosquito Aedes Aegypti já foram encontrados em Bento Gonçalves desde o início do ano. A informação é do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde. Os números são alarmantes, uma vez que em todo o ano passado, a cidade contabilizou 76 locais com a presença de larvar do mosquito.
Conforme as informações divulgadas, em pelo menos 10 bairros da cidade há focos. São eles, Fenavinho, Maria Goretti, Progresso, Pomarosa, Botafogo, Zatt, Santa Rita, Aparecida, São Francisco e Santo Antão. Os dados fazem parte do relatório apresentado pelos agentes de endemias que visitam, semanalmente, cerca de mil imóveis na cidade, com o objetivo de fiscalizar as condições sanitárias dos locais.
A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, fez um alerta sobre o aumento de focos do mosquito na cidade. Segundo ela, é notório que a cada ano, há elevação nos registros. “Apesar de não estarmos verificando pessoas com as doenças da dengue, Zika ou Chikungunya, devemos estar cientes de que o aumento da proliferação acarretará no aparecimento destas doenças”, explica.
Foto: Secretaria da Saúde/Divulgação