Thiago Cusin revela que a cozinha é um dos lugares preferidos na casa, por isso, sempre que possível ‘vai para as panelas’. “Sempre fui metido na cozinha e me considero um pouco autodidata nisso, pois sempre tive interesse em aprender”, salienta. O aprendizado foi acontecendo aos poucos, tendo um pouco mais de proximidade com as comidas mais sofisticadas. “Meu cunhado, Gustavo Pereira, já foi chefe de cozinha, tem uma base grande de estudo e me deu dicas preciosas quanto ao preparo de determinadas comidas e pratos. Desta forma, tive uma proximidade maior com a culinária”, pontua Cusin.

Apesar de não ter feito nenhum curso, gosta muito de estar envolvido em praticamente todas as receitas. Desta forma, sempre que tem oportunidade reúne os amigos e familiares para confraternizar. “A ideia não é somente o encontro, mas todo o preparo. Enquanto se está preparando, estamos conversando, confraternizando. Não é somente cozinhar, mas envolver as pessoas durante o processo”, esclarece.
Ele revela que adora preparar receitas com carnes. “Tanto churrasco na moda uruguaia, quanto pratos como carne de panela, ossobuco, filés, entre outros que levem este ingrediente”, pondera. Para esta edição da página de slowfood, ele preparou uma receita especial. “É típica gaúcha e quem me ensinou foi o Dr. Felipe De David. É uma forma de homenagear a nossa cultura”, finaliza.

Espinhaço de ovelha

Ingredientes:
1 1/2 kg de espinhaço de ovelha
Uma cebola grande
Uma cabeça de alho inteira
Um pimentão grande vermelho ou amarelo
Dois tomates gaúchos grandes
Tempero a gosto (pode-se usar coentro, hortelã, alecrim, pimenta)
Sal a gosto
Vinho branco
Mandioca ou pirão de farinha de mandioca (para acrescentar na panela)

Modo de preparo:
Cortar a cebola, o alho e o pimentão bem fininhos e posteriormente fritá-los em uma panela de ferro com um pouco de azeite de oliva. Após, retire estes ingredientes da panela e reserve. Corte o espinhaço em postas e sele em ambos os lados em fogo alto. Quando este processo estiver finalizado, acrescente o alho, a cebola e o pimentão, que haviam sido reservados. Processe os tomates até que se torne um molho consistente. Acrescente o molho de tomate, 400 ml de vinho branco e cubra o restante com água morna. Feche a panela e deixe cozinhar por, em torno, duas horas e meia a três horas, em fogo baixo. Durante este processo, coloque mais água, se necessário. Quando a carne estiver soltando do osso, pegue um pouco do caldo do cozimento, coloque em um refratário e acrescente farinha de mandioca. Misture bem e acrescente na panela e deixe cozinhar por mais meia hora. Se precisar, coloque mais água e sal. Se preferir, a farinha de mandioca pode ser substituída pela mandioca. É só colocar na panela e deixar cozinhar até que fique mole.