Um homem que ama estar na cozinha. Estar ao redor do fogão, mexendo nas panelas e preparando diferentes alimentos está na rotina de Roberto Zucolotto desde quando tinha nove anos. “Aprendi a cozinhar com minha mãe, outras coisas com minha avó. Muitas vezes, enquanto eles saíam para trabalhar tinha que cozinhar para a família. Foi a partir daí que minha história com a gastronomia iniciou”, enfatiza.
Por gostar tanto da área, formou-se na escola de Gastronomia da UCS – ICIF em 2007 e, neste mesmo ano, veio para Bento Gonçalves. “Atuei por muitos anos no Hotel Farina, no Villa Michelon, Spa do Vinho, Casa Fagundes, em Caxias do Sul e outros tantos lugares. Hoje, sou chefe executivo no La Fermata, junto à Vinícola Courmayer. Também gosto bastante da cozinha prática de restaurante, trabalhar com equipes grandes”, frisa. Além disso, ele também ministrou aulas em Garibaldi e atualmente é docente do Senac Bento Gonçalves.
Para ele, estar na cozinha significa tudo. “Eu amo estar na cozinha! Poder servir e sentir a felicidade das pessoas quando comem uma comida boa e feita com carinho é uma das melhores sensações de quem atua no ramo. Também gosto de reunir amigos para vivenciarmos bons momentos e cozinhar para eles”, pondera.
Brasato Al Cabernet
Ingredientes:
1 kg de alcatra
600ml de vinho cabernet sauvignon
150 gramas de bacon em cubos
300 gramas de cenoura picada
150 gramas de salsão picado
400 gramas de cebola picada
20 gramas de alho picado
60 gramas de extrato de tomate
Farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
1 litro de caldo de carne
Sálvia, alecrim e tomilho a gosto
Modo de preparo:
Temperar a carne com sal e pimenta e empanar na farinha de trigo. Selar a carne em manteiga e óleo e reservar. Na mesma panela, refogar o bacon, o mirepoix, o alho e pinçar com extrato de tomates. Deglaçar com o vinho, retornar a carne à panela e deixar reduzir a metade. Acrescentar o caldo de carne, a sálvia, alecrim e tomilho, diminuir o fogo e tampar a panela. Acrescentar o caldo de carne conforme necessário, até a carne ficar macia. Quando ela estiver nesse ponto, retirar e reduzir o molho. Fatie a carne e sirva regada com molho, e como sugestão de acompanhamento, um purê de moranga.