Um homem, de 28 anos, foi vítima de insultos racistas durante uma apresentação musical no domingo, 18, em Garibaldi. O fato ocorreu no momento em que Lucas Fernandes Silveira se apresentava em um bar, localizado na rua Buarque de Macedo, na área central da cidade. De acordo com as informações, durante a apresentação, o rapaz, que possui cabelo estilo “Black Power”, ouviu de um cliente do estabelecimento a expressão “Este cabelo aí nem chuva entra, nem molha!”. A situação ocorreu, no momento em que o grupo de pagode realizava a troca de local de apresentação, já que estava chovendo.

Segundo as informações, a fala foi feita em voz alta, onde outras pessoas puderam ouvir. Foi então que Silveira parou o que estava fazendo e questionou o homem se achava graça no que havia falado. Após a situação, o suspeito de racismo saiu do local.

Em razão do ocorrido, Silveira vai acionar a Justiça para que sejam tomadas medidas contra o ato racista. O Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, divulgou nota informando que vai prestar assessoria ao músico. “O Movimento Negro Raízes e a Banda Raízes (segmento artístico do Movimento) se solidarizam com o músico Lucas Silveira, bem com os demais integrantes do Grupo Mixtura, e estará prestando todo o apoio necessário a estes, e acompanhando todo este lamentável episódio de racismo e preconceito. No Brasil tem muitas pessoas que gostam de tudo que vem do Negro, mas não gostam do Negro”, diz parte da publicação da entidade em uma rede social.

Natural de Rosário do Sul, o músico reside em Garibaldi há cerca de dois anos. Ele integra o grupo de pagode Mixtura e garante que esta não é a primeira vez que é alvo de falas racistas. Em outro fato, o rapaz estava em um supermercado, enquanto fazia compras, quando ouviu de um cliente outra expressão de cunho preconceituoso pela raça. “Não esquece que nós já escravizamos vocês hein!”, revela.

Foto: Reprodução