No início deste ano a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou a utilização do Sistema de gerenciamento de documentos e processos administrativos (SIGA-DOC). Funcionando desde maio, o sistema permite a autuação e o processamento digitais de expedientes administrativos, reduzindo a utilização de papel.

Conforme a Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), o Município já produziu 13 mil documentos eletrônicos entre processos e documentos avulsos, como ofícios, despachos, atas e certidões. Isso significa 24 mil páginas que deixaram de ser impressas e tramitadas fisicamente. Os dados podem ser conferidos através de um painel estatístico, lançado ainda em julho pelo CTEC.

Para o diretor da CTEC, Matheus Barbosa, na plataforma é possível acompanhar a evolução do processo, dados de economia gerada, entre outros. Até o momento a economia financeira gerada é de aproximadamente R$ 20.644,23.

“Em 2023 continuaremos o trabalho de fazer com que cada Secretaria entenda cada vez mais a importância dessa ferramenta para a modernização da gestão pública, pois o sistema gera mais agilidade, transparência e economia”, destaca o Secretário.

Ainda de acordo com o Secretário “o sistema é usado por Órgãos robustos no Brasil, como por exemplo o Estado do Mato Grosso, o Estado de São Paulo, a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Telebras e a Infraero, além do próprio Tribunal Federal da 2ª Região (TRF2), que desenvolveu o sistema. A aderência no Município tem se mostrado igualmente viável”.

O painel pode ser acompanhado em https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/painel-estatistico-sigadoc.

O SIGA-DOC foi conquistado via termo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região – Rio de Janeiro, sendo totalmente sem custo e mantido pela equipe de Analistas de Sistemas e Programas da CTEC do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação