O Ministério Público de Bento Gonçalves entregou 88 aparelhos celulares para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiados são alunos do Colégio Estadual Dona Isabel. Os aparelhos irão auxiliar no aprendizado de estudantes que, em razão da pandemia do novo coronavírus precisaram se adaptar para receber as aulas por meio de sistema on-line. Todos os aparelhos foram apreendidos em processos e inquéritos policiais, sendo alguns destes recuperados após terem sido arremessados para o interior da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. A entrega dos 88 aparelhos ocorreu na sexta-feira, 20.

Conforme a promotora Carmem Lucia Garcia, o Projeto Alquimia II, criado pela Promotoria de Osório e adotado agora em Bento Gonçalves, está se difundindo por todo Estado e se tornou uma importante ferramenta de aprendizado durante a pandemia. “Proporciona inclusão digital a inúmeros alunos que estavam sem condições de acessar as atividades domiciliares em virtude da vulnerabilidade social. Esse é um momento de incertezas, em que muitas crianças e adolescentes não podem frequentar a escola. Com os celulares, poderão dar seguimento ao aprendizado que lhes é assegurado pela Constituição”, pontuou.

O Colégio Dona Isabel fica na Rua Padre Raul Accorsi, 300, bairro Universitário, e atende cerca de 700 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora Silvania Luiza Chiarello comentou que os estudantes beneficiados foram criteriosamente escolhidos. “São famílias com três, quatro, cinco filhos que não têm celular em casa ou que têm apenas um para todos”, explicou.

Foto: MP/RS / Divulgação