O profissional de 45 anos, conhecido em Bento Gonçalves por sua atuação nas categorias de base do Esportivo, assume um novo desafio em sua carreira

O Esporte Clube Juventude anunciou na terça-feira, 29, Márcio Ebert como o novo treinador da categoria sub-17. Inicialmente, Ebert irá comandar a equipe na reta final da Liga Serrana, onde o Juventude é o segundo colocado, há dois pontos de distância do São José. Para o ano que vem, deverá ser o comandante do clube na disputa do Gauchão da categoria, onde o Juventude é o atual campeão.

Assume a vaga deixada por Fernando Garcia, que após seis anos, deixou a equipe caxiense para trabalhar nas categorias de base do Grêmio.

Trajetória pelo Esportivo e carreira do treinador:

Natural de Cunha Porã (SC), Márcio Ebert iniciou sua carreira no futebol em 2016, na equipe sub-17 do Esportivo. As últimas participações do Alviazul na elite do estadual sub-17, foram com ele no comando; em 2017, 2018 e 2019. Obtendo o melhor desempenho em 2019, quando chegou nas oitavas de final, sendo eliminado para a APAFUT, nos pênaltis. Em 2025, após seis anos, o Esportivo irá retornar à Série A do Gauchão sub-17.

O bom trabalho na base, rendeu uma promoção a Ebert, que em 2019, tornou-se auxiliar-técnico de Carlos Moraes no time principal do Esportivo, onde permaneceu até julho de 2021. Como auxiliar, participou do acesso para a elite do Gauchão, em 2019 e do Título Gaúcho do Interior, em 2020.

O profissional, também foi essencial para a formação de jogadores da base do Esportivo que foram projetados a nível internacional, como o zagueiro Lucas Ramires e o atacante Émerson. A saída de Ebert do Esportivo, em 2021, gerou frustração entre alguns torcedores.

Logo após a saída da equipe de Bento, assumiu as categorias de base do Marítimo Brasil, filial brasileira do Club Sport Marítimo, de Portugal, sediada na Ulbra, em Canoas. Em 2022, comandou a equipe sub-17 do Monsoon, onde chegou nas quartas de final do Campeonato Gaúcho da FGF, e conquistou o Gauchão Dalponte.

Em 2023, Ebert foi promovido para comandar a equipe principal do Monsoon na Divisão de Acesso. Apesar da boa campanha, acabou perdendo o acesso para o Guarany de Bagé, nas semifinais.

Em 2024, comandou a equipe sub-20 do Hercílio Luz (SC), de Tubarão, no Campeonato Catarinense sub-20 e na Copa Sul. Foi semifinalista no campeonato estadual, feito que garantiu uma vaga na Copa São Paulo de 2025 para a equipe de Santa Catarina.

Márcio Ebert trabalhou por mais de cinco anos no Esportivo (imagem: Kevin Sganzerla)

Imagem da capa: Nathan Bizotto / ASCOM categorias de base do EC Juventude – divulgação