O que podemos esperar de mais um Natal que se aproxima. Todos os anos falamos em reflexão de tudo o que foi feito, de momentos de solidariedade e amor entre os homens. As frases são batidas e até, de certa forma, manjadas, mas quem realmente leva o espírito natalino a sério?
É preciso entender que o Natal não pode ser apenas comercial ou somente religioso. Ele é uma soma de coisas que precisamos levar para nossas vidas e, principalmente, aplicá-las em nosso cotidiano. Está mais do que na hora de trocarmos a teoria pela prática. Mais ação e menos falação.
Sejamos nós cristãos ou ateus, é importante termos momentos de reflexão. Somos peritos em julgar as ações de políticos e também de pessoas a nossa volta, até mesmo aquelas que nem conhecemos. Mas, e nós? Olhando e analisando de fora o nosso comportamento, nossas atitudes, será que não iríamos julgá-las, ou pior, condená-las?
O velho ditado do telhado de vidro cai muito bem nestes momentos. Ninguém está livre do pré-julgamento. De sofrer uma condenação branda ou pesada por algum ato cometido. Faz parte da essência humana julgar e ser julgado, tirar conclusões precipitadas e, até mesmo, se equivocar. Precisamos todos melhorar em muitos aspectos. Aprimorar corpo e mente para errarmos o menos possível. Por isso, neste Natal, evite apontar erros ou priorizar lembrar onde foi que erramos. Valorizemos os pontos positivos, os acertos e as coisas boas que foram realizadas ao longo de mais um ano.
Os erros devem servir apenas para aprendermos e não voltar a cometê-los. Se na época dos festejos Natalinos conseguimos desejar coisas boas e realizar ações positivas, porque não fazer este exercício todos os dias, como se sempre fosse Natal? Isto, obviamente, é uma utopia, mas podemos, pelo menos, equilibrar a balança e evitar que os pensamentos negativos e as coisas ruins predominem.
Evite realizar um ato solidário só para tirar o peso da consciência. Torne isso um hábito. Ajudar os outros faz bem para a nossa alma. Momentos de alegria e felicidade acalentam o coração. Por isso, neste Natal, faça pedidos diferenciados. Peça saúde, para continuar atingindo suas metas e perseguir novos objetivos. Felicidade, para que você esteja de bem com a sua vida e possa deixar a vida dos outros tão boa quanto a sua. Viver é muito simples, nós é que complicamos.