A Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves divulgou nesta quarta-feira, 4 de julho, que mais de 6,6 mil pessoas não compareceram em consultas médicas agendadas. Os números são apenas do primeiro semestre de 2018. Dos 38.635 pacientes agendados, 6.658 faltaram às consultas, o que representa 17,2% do ttoal.

De acordo com a pasta, ginecologia, fonoaudiologia, pneumologia e oftalmologia são as áreas com maior número de evasão. Só nesta última, de janeiro a maio, das 2.124 consultas agendadas, 762 pacientes não compareceram. O dado representa 35,8% de faltosos.

Para o secretário Diogo Segabinazzi Siqueira é importante que os pacientes também cumpram com a sua parte, comparecendo as consultas ou executando e retirando os exames. “O paciente faltoso deixa um horário inativo, com desperdício de recursos financeiros e humanos, além deste paciente ter que remarcar um novo dia e horário”, afirma.

Para tentar minimizar os efeitos das ausências, Siqueira afirma que a equipe passou a entrar em contato com os pacientes  para confirmar se ainda há interesse pelas consultas. “Mesmo assim, é importante que os pacientes cumpram com a sua parte, comparecendo as consultas agendadas”, ressalta.

Foto: Divulgação