Uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que o medo de perder o emprego diminuiu entre os brasileiros neste ano. Segundo os dados levantados, 52% da população declara ter pouca ou nenhuma preocupação em ser demitida, enquanto 15% apresentam um medo médio e 31% têm grande temor de perder o trabalho.

Comparando com pesquisas anteriores da CNI, em 2018 e 2021, apenas 44% dos entrevistados demonstravam grande medo de serem demitidos. Durante o auge da pandemia de Covid-19, em maio de 2020, essa preocupação atingia 48% dos brasileiros.

Em fevereiro deste ano, 62% das cidades brasileiras registraram a criação de empregos com carteira assinada. A pesquisa também revelou que 20% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não têm nenhum medo de perder o emprego, sendo que esse percentual aumenta com a idade, chegando a 54% entre os indivíduos com 60 anos ou mais.

Além disso, 45% daqueles que recebem mais de cinco salários mínimos não têm qualquer temor de serem demitidos. No entanto, esse número diminui consideravelmente de acordo com o nível de escolaridade, alcançando 27% entre aqueles que ganham até um salário mínimo.

A pesquisa também apontou variações regionais significativas no medo de demissão. No Sudeste, por exemplo, 37% dos entrevistados não têm nenhum temor de perder o emprego, enquanto na região Norte e Centro-Oeste esse número cai para 22%.

O estudo da CNI, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), ouviu 2.012 pessoas com 16 anos ou mais, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil