O Colégio Estadual Landell de Moura passará a oferecer, a partir do ano que vem, o 1º ano do Ensino Médio no turno da tarde e deve cancelar a oferta do turno noturno. Além disso, a instituição pleiteia a implantação de um curso técnico de turismo para incentivar a permanência dos estudantes na escola.

De acordo com dados disponibilizados pela instituição, a busca por matrículas diminuiu de forma drástica nos últimos anos. De 700 alunos em 2014, caiu para 500 em 2015 e 300 em 2016. O diretor da instituição, Gilmar Caio, explica que as medidas são para incentivar que a comunidade volte a buscar o Landell. “Como tivemos uma redução no número de matrículas e temos um espaço privilegiado, pretendemos oferecer mais opções para a comunidade”, afirma. Caio ainda conta que a rejeição é decorrente de
notícias relacionadas à violência divulgadas sobre a escola, mas que no último ano a instituição não enfrentou qualquer problema relacionado à questão.

O diretor reitera que o colégio possui um dos melhores espaços físicos da cidade, é cercado de área verde e tem ampla estrutura para a prática de esportes. “Não tem muitos lugares na cidade que ainda é possível respirar ar puro, sem prédios em volta”, observa.

Para 2017, a previsão é de que a escola inaugure um novo refeitorio, com mais espaço para os estudantes e estreite parcerias com outras instituições para a manutenção do espaço físico externo, como o campo de futebol e as quadras poliesportivas. “Nós temos um espaço gigantesco, salas que funcionam, auditório”, pontua Caio.

O secretário de turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, é ex-aluno do Landell. Ele conta que na época a escola era conhecida como polivalente. O ensino ia da 5ª a 8ª série e oferecia também atividades práticas. “Foi muito importante para mim, na minha formação. Tenho a lembrança de um grupo de professores extremamente qualificado. Lembro que nós desenvolvíamos técnicas e tudo ia para aula prática. Tinha uma oficina que nós operávamos e uma estrutura como se fosse um escritório. Depois a escola ampliou

a oferta e começou a abrangermais séries, mostrando crescimento e desenvolvimento.”, comenta.
Na opinião do secretário, um curso técnico de turismo é interessante para a comunidade e pode trazer estudantes de outras cidades. Ele sugere que a escola realize parcerias com o setor público e privado para ficar mais fácil de captar recursos. “Tudo que vem no sentido de trabalhar a capacitação de quem opera o turismo é interessante. Um curso assim na escola pode ter abrangência regional e trazer alunos de outros municípios para cá. A localização da escola também é muito boa, está num lugar privilegiado”, afirma Durante.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário de sábado, 24 de dezembro de 2016.