Lucas Vargas Hemsing, de oito anos, conquistou o ouro no último final de semana, em Gramado, em campeonato internacional

O Jiu-Jitsu é um esporte que utiliza de muita técnica para chegar ao seu objetivo, que é imobilizar o oponente. Por ser questão de prática e não força bruta ou tamanho, é que crianças pequenas conseguem iniciar no esporte desde cedo, se destacando na luta. Esse é o caso de Lucas Vargas Hemsing, natural de Bento Gonçalves, oito anos, que em pouco tempo praticando já conseguiu subir em alguns pódios.

Mais recentemente, o jovem, que é faixa cinza infantil, conseguiu um destaque em uma importante competição internacional, a da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), que ocorreu em Gramado, no último final de semana. Lucas conquistou o ouro após vencer dois combates em sequência. Além desse, ele conseguiu colocações importantes em outras disputas, e vem marcando o nome de Bento nos tatames como um talento no esporte.

Timidez e luta

Inicialmente, a mãe Nicassia Ramos Vargas colocou o Lucas na academia ACBJJ para que as aulas de Jiu-Jitsu se tornassem um meio para que ele perdesse a vergonha e timidez, enquanto aprendia uma defesa pessoal. Porém, com o tempo, ele ganhou gosto pela luta e passou a querer ir em mais treinos.

Atualmente, Lucas treina seis vezes por semana, sendo três com a categoria kids e três com os adultos da academia. O pai, Jonas Hemsing, também apoiou a ideia do filho de se esforçar e dedicar em algo e comprou tatames para ter em casa. “Eu acabei abraçando a ideia com ele, estimulando”. Dessa forma, o trabalho em cima da carreira esportiva pode continuar onde Lucas quiser. “Esse ano ele está surpreendendo a gente, com muita vontade. Ele já foi para cinco campeonatos até agora”, explica Hemsing.

A chegada das medalhas de ouro

Desde que começou no Jiu-Jitsu, há um ano e meio, Lucas já se interessou pelos campeonatos, que são um segmento a parte para aqueles que treinam em academias de luta. Ele, apoiado pelos pais, foi dedicado a se empenhar, e os resultados vieram. Na Copa Prime, que é mais regional, ele ficou em terceiro lugar. Já na Copa Nova Hartz ele foi campeão.

O Campeonato Gaúcho sem quimono também foi outro em que Lucas conseguiu vencer e ficar em primeiro colocado. Essas recentes conquistas foram as que levaram ele até a AJP. “Estamos estimulando bastante ele, para cada vez mais ele progrida em algo que ama”, define o pai.

Jovem futuro de Bento no tatame

Hemsing explica que o objetivo do filho é a faixa preta e vermelha, e que ele também se imagina como futuro professor de Jiu-Jitsu. Até lá, ele segue nas competições, com a próxima tendo sua data marcada para o dia 13 de março, na 3ª etapa da Copa Prime. Depois, em abril, tem o Challenge, uma disputa realizada em Bento Gonçalves.

O pai credita o sucesso do filho, além do talento, nos treinos com os instrutores. “Os professores dele são o André Cristofoli e Morgana Fagundes, junto com a Aline Didomenico, então a equipe é ótima, são professores muito bons. É muito importante toda essa rede de apoio, porque ajuda ele e é um diferencial”, pondera.

Para além das terras gaúchas, os pais de Lucas imaginam que no próximo ano poderão cumprir a meta de leva-lo para competições em São Paulo ou em outros países, como numa disputa mundial. “Esse ano queremos projetar ele no cenário estadual, para ele ficar conhecido, para o ano que vem a gente começar a ir atrás de verba – um Bolsa Atleta, um patrocínio – que possibilite a participação dele em mais competições”, pontua.

Outros destaques de Bento na AJP

Além de Lucas, a escola ACBJJ também garantiu outras medalhas com seus alunos na AJP em Gramado. Entre eles, Luiza, que também é faixa cinza infantil, ficou em primeiro lugar, levando medalha de ouro para casa. Emily, infanto juvenil faixa cinza, conseguiu o segundo lugar de sua categoria, e por fim, o professor da academia, André Cristofoli, que conseguiu a terceira colocação na faixa preta master.