Com gols de Priscila e Belén Aquino, as Gurias Coloradas venceram as Gurias Gremistas por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, pelo jogo de ida da final do Gauchão Feminino Ipiranga, disputado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Com o resultado, o Inter pode até mesmo perder o duelo da volta por um gol de diferença, que ainda assim conquista o título. O Grêmio, por sua vez, precisa vencer por três gols de diferença para levantar a taça após os 90 minutos. Caso vença por dois gols, a decisão da campeã será nos pênaltis.
As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo, 26, às 10h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O jogo:
A decisão começou com as duas equipes marcando forte, ocupando espaços e, consequentemente, criando poucas chances de abrir o placar. Assim, a primeira oportunidade de gol veio numa bola parada e foi das Gurias Coloradas. Aos três minutos, Djeni cobrou falta no canto e Vivi Holzel espalmou. O Inter tentou de novo aos 14, quando Soll finalizou de bicicleta na grande área, mas mandou sobre a meta. Aos poucos, as Coloradas passaram a controlar a posse de bola e criar mais, enquanto o Grêmio tinha dificuldades para construir jogadas e chegar ao ataque. Aos 34, as Gurias Coloradas quase balançaram a rede. Djeni cobrou falta da direita e Soll cabeceou com perigo, rente à trave de Vivi Holzel. Nos dez minutos finais, as Gurias Gremistas cresceram na partida e levaram perigo ao gol adversário. Aos 37, Caty cruzou na área, Rafa Levis bateu rasteiro e Gabi Barbieri fez boa defesa. Aos 40, Raquel Fernandes foi derrubada na entrada da área. Na cobrança da falta, Carla Alves chutou forte, mas Gabi Barbieiri tocou com a ponta dos dedos na bola, que ainda bateu na trave antes de sair para escanteio.
No retorno do intervalo, as Gurias Coloradas começaram pressionando. Logo a um minuto, Belén Aquino tentou cruzar da direita e acertou o travessão. Até que aos cinco, a pressão do Inter deu resultado. Djeni cobrou escanteio, Isa Haas desviou de cabeça e Rafa Levis salvou em cima da linha. No rebote, Priscila aproveitou e abriu o placar para o Inter. As Gurias Gremistas não se abateram e quase empataram dois minutos depois. Raíssa Bahia avançou em velocidade pela esquerda, chutou cruzado e a bola passou raspando a trave. Apesar do susto, as Coloradas mantiveram a posse de bola e continuavam levando perigo à meta Tricolor. Até que aos 23, Belén Aquino avançou pelo meio, arrematou de fora da área e acertou o canto de Vivi Holzel para ampliar o placar. O terceiro gol quase saiu aos 25. Após bela trama ofensiva, Soll recebeu na área, finalizou e Vivi Holzel fez grande defesa. Com a situação desfavorável, o Grêmio tentou sair mais para o ataque e quase descontou aos 28. Rafa Levis cobrou falta e acertou o travessão de Gabi Barbieri. Até o final, as Tricolores tentaram uma reação, mas as gurias do Inter administraram o resultado e garantiram a vitória.
Foto: Max Peixoto / FGF