A Receita Estadual deflagrou na manhã de quinta-feira, 7 de fevereiro, nova operação para combater a sonegação de ICMS na Serra. Realizada no município de São Marcos, a ação teve como alvo uma indústria de autopeças.
Os indícios apontam para dissimulação societária, emprego de “laranjas” e subfaturamento, além da possível utilização de aplicativo de informática para fins de registrar o controle paralelo. O valor devido aos cofres públicos é estimado em R$ 5 milhões.
Caso comprovados os indícios por meio da operação de busca e apreensão, todas as pessoas envolvidas no esquema (laranjas, real proprietário e demais empresários, tanto da indústria como do setor de informática) poderão ser consideradas solidárias nas infrações.
Segundo o delegado da Receita Estadual de Caxias do Sul, Magno Friedrich, a iniciativa vai ao encontro de uma série de operações realizadas desde 2017 no segmento de autopeças da região. “O objetivo é verificar as irregularidades e garantir equidade de tratamento a todas empresas do setor, combatendo a concorrência desleal”, afirmou.
Participaram da operação 10 auditores fiscais e três técnicos tributários da Receita Estadual e um policial militar.
Fonte: Ascom/Sefaz