Ao entrar na casa de dois pisos, localizada na rua Nelino Domenico Carini, o cenário encontrado é de destruição. No chão, o pouco que restou tem cor de carvão. Os objetos espalhados não conseguem sequer serem reconhecidos. O forro do teto, caído e chamuscado, indica que algo aconteceu ali. Na sala, os únicos itens que sobraram foram dois sofás, também queimados.

Quando a reportagem do Semanário chegou, um dos moradores estava sentado à escada, comendo uma bergamota. Alcides Lavandoski, 65 anos, é o residente de uma das três casas atingidas pelo incêndio no bairro Ouro Verde, no início da noite de sábado, 5 de agosto. Pela serenidade no olhar e a calma que transparecia, sequer dava a entender que aquele homem teria que recomeçar tudo de novo.

Em meio aos pertences queimados, ele conta que não estava em casa na hora que o sinistro começou. O incêndio teve início em uma residência ao lado, que também estava vazia, e logo se espalhou. Os moradores da parte superior, um casal de idosos, foram os únicos a presenciarem seus pertences queimando. Ele foi avisado pela filha, que mora em uma casa em frente à dele.

Por conta de o fogo ter se propagado tão rapidamente, Alcides lamenta não ter conseguido salvar nada. “Perdi tudo. Estou só com a roupa do corpo, que eu estava usando quando saí de casa, na noite de sábado”, comenta. Desde o incêndio, Lavandoski está ficando na casa de uma de suas seis filhas.

Apesar do desastre, ninguém ficou ferido com gravidade. Ele comemora, ainda, o fato de a comunidade ter ajudado com doações desde o início. “Quando eu vi, pensei que nunca mais ia conseguir me reerguer. Mas todo mundo está ajudando. Agora é lutar para conseguir recomeçar. Com a ajuda do pessoal, vou tentar reconstruir melhor do que estava”, desabafa o pedreiro aposentado.

De acordo com ele, ainda não é possível saber se poderá permanecer na casa. Ele aguarda o trabalho da prefeitura, que deve visitar a localidade com um engenheiro, para saber se a estrutura está ou não comprometida.

Incêndio levou 4h para ser controlado

Foto: Laura Gross

O incêndio começou em uma das três residências, por volta das 19h, na rua Nelino Domenico Carini, no bairro Ouro Verde. De acordo com as vítimas, o fogo se espalhou rapidamente, atingindo a casa de Lavandoski, e o andar superior, onde morava um casal de idosos.
Conforme a filha dele, Salete Lavandoski, que mora em frente, o sinistro se propagou em questão de minutos. “A gente nunca acha que esse tipo de coisa vai acontecer com a nossa família”, lamenta.
Foram necessários três caminhões de bombeiros para controlar as chamas. O incêndio só foi totalmente apagado por volta das 23h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado. Uma das vítimas foi socorrida e encaminhada ao Hospital Tacchini por ter inalado fumaça, mas já recebeu alta. A reportagem esteve no local e procurou pelas outras vítimas. No entanto, nenhum dos moradores das outras duas residências estava no local.

Perícia deve ser feita ao longo da semana

Conforme o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a perícia seria realizada na tarde de segunda-feira, 7 de agosto. Procurado pela reportagem, o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul afirmou que o caso será atendido até o fim da semana.
Após o trabalho de perícia, a residência ficará liberada. Depois da visita, o prazo para conclusão do laudo pode chegar a 90 dias.

Uma comunidade unida em prol da solidariedade

A reportagem do Semanário também esteve no ginásio da Madecenter, cedido gratuitamente para que sejam depositadas no local as doações. Durante os 15 minutos em que estivemos no local, três pessoas foram ao ginásio para doar ou saber quis eram os itens de maior necessidade. “Graças a Deus a comunidade está nos ajudando. Ficamos muito felizes com isso”, comemora Salete Lavandoski, uma das seis filhas de Alcides.

Foto: Nicholas Lyra

De acordo com ela, os itens que são mais necessários no momento são louças em geral, como pratos e talheres, e eletrodomésticos de pequeno porte. “Recebemos muitas roupas e itens maiores. A intenção é dividir com as outras vítimas atingidas pelo fogo”, explica.
Quem quiser ajudar, pode procurar o Ginásio da Madecenter, localizado no bairro Ouro Verde. O contato também pode ser feito diretamente com as vítimas, pelos telefones (54) 99177-2718, com Salete, ou no (54) 99112-0812.