Estão abertas as inscrições de 15 cursos gratuitos na área de Educação oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para participar, não é necessário possuir vínculo com a instituição. As aulas ocorrem em formato virtual, sem encontros presenciais ou atividades com hora marcada. Após finalização das atividades e com aprovação, o aluno emite seu certificado de participação.
Conforme o IFRS, as aulas ficam disponíveis até o dia 31 de janeiro de 2022. Os cursos variam de 20 a 60 horas e os interessados podem realizar mais de uma atividade simultaneamente. As inscrições são realizadas diretamente no site da instituição (clique aqui para ir ao site se inscrever).
Confira os cursos disponibilizados para a área da Educação
1. Alfabetização e Letramento
Conteúdo: Conceitos gerais; Métodos de alfabetização; Formação do leitor.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores
2. Aprendizagem Significativa
Conteúdo: Conceitos iniciais sobre Aprendizagem Significativa, Abordagens Teóricas e Tipos de Aprendizagem, Ensino Significativo.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: professores
3. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem
Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas
4. Como Usar o Laboratório de Informática nas aulas? Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais
Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental
5. Cultura Surda
Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores
6. Didática
Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento; Técnicas e Métodos; Avaliação
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área
7. Educação Profissional e o Novo Ensino Médio
Conteúdo: Educação Profissional; Novo Ensino Médio
Carga-horária: 25 horas
Público-alvo: professores, estudantes e interessados na área
8. Extensão para Estudantes
Conteúdo: O que é o IFRS?, A organização da Extensão no IFRS, O que é extensão?, Extensão no IFRS, Como participar, Ações da Proex no IFRS.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS
9. Gestão em Educação Escolar
Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino
10. Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios
Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores
11. Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas
Conteúdo: Aprendizagem por pares – peer instruction; Gamificação – gamification; Design Thinking – DT
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos
12. Pesquisa em Sala de Aula na Educação Básica
Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica?; Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: profissionais da educação básica
13. Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação
Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência
14. Psicologia da Aprendizagem
Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação
15. Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional
Conteúdo: A Tecnologia Assistiva (TA); Recursos de TA no contexto educacional; Serviços de TA no contexto educacional.
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais da educação