Em um esforço conjunto para reduzir as longas filas de espera por procedimentos vasculares no Sistema Único de Saúde (SUS), as instalações do bloco cirúrgico, no futuro Hospital Público de Bento Gonçalves sediou nesta quarta-feira, 16, o primeiro Congresso Vascular Solidário. Capitaneada pela médica vascular Dra. Neusa Furlan, em parceria com a seção gaúcha da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizou 75 procedimentos gratuitos para o tratamento de varizes durante o dia. A ação conta com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde (SMS).
A Dra. Neusa, em entrevista à Rádio Rainha FM, destacou o crescimento e a magnitude do projeto. “Em 2023, fizemos um trabalho que nos deu muito prazer, atendemos 25 pessoas que estavam na fila do SUS. Hoje, estamos desenvolvendo uma atividade para atender 75 pacientes, de maneira gratuita, com profissionais da região, do Estado, do Brasil e estrangeiros”, afirmou a médica.
A iniciativa vai além de um simples mutirão; ela se configura como um trabalho de assistência com responsabilidade. A Dra. Neusa ressaltou a qualidade e o suporte envolvidos: “Contamos com equipes anestésicas de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, e temos o criador da técnica a laser, Dr. Boné, que é espanhol, está aqui conosco. É um trabalho que envolveu muita gente, a UPA, a estrutura, os funcionários daqui que estão envolvidos”, explica.

Tecnologia e expertise a serviço da comunidade
Um dos grandes diferenciais deste congresso é a aplicação prática de técnicas modernas e avançadas, discutidas e aprimoradas em simpósios e encontros médicos. “Nessa situação especial, nós vamos fazer procedimentos de laser e espuma. São técnicas avançadas, reconhecidas, com uma liberação do paciente para retornar às suas atividades em um curto espaço de tempo, com resultado bom”, explica a Dra. Neusa.
Essa troca de conhecimento e informação é fundamental para o avanço da medicina e, neste caso, para o benefício direto da população. A seleção dos 75 pacientes beneficiados foi realizada de forma criteriosa e transparente, visando atender àqueles com maior necessidade. “A escolha foi feita da seguinte maneira. Passou-se para a assistente social e a secretária da Saúde. A lista está na mão delas e elas chamaram os pacientes, provavelmente, pela ordem de chegada dos cadastros delas, e foram selecionados. A escolha foi aleatória, dentro de uma tabela que está na mão da Secretaria da Saúde”.

Nova estrutura hospitalar
O evento também marca a utilização de uma parte da nova estrutura do Hospital Público de Bento Gonçalves, um ponto celebrado pela classe médica e pela comunidade. Embora a estrutura ainda não esteja completamente mobiliada e equipada, o bloco cirúrgico oferece condições excelentes para a realização dos procedimentos. “A estrutura é muito boa, tem oito salas cirúrgicas, tem uma sala de recuperação imensa. Em nível de estrutura física, ela é muito boa, nos deixou encantados e felizes”, pontuou a Dra. Neusa.
A superação dos desafios estruturais foi possível graças a um grande esforço coletivo. “Todos os equipamentos vieram de fora, as empresas colaboram e cedem os equipamentos para que isso acontecesse. Todo material especial utilizado é doação de empresas, de médicos, é uma ação solidária, onde todo mundo colabora”, detalhou a médica. Ela enfatizou a importância da nova ala hospitalar: “A obra foi entregue semana passada, a equipe daqui fez uma higienização completa, foi colocado mesas, macas, assim, estruturado, e eu coloco que foi o pontapé inicial para que saia daquela área física ociosa”. A expectativa é que essa movimentação estimule a vinda de procedimentos ambulatoriais menores para a estrutura na próxima semana.

Neusa espera que outras áreas da saúde sintam-se inspiradas pela iniciativa e que, quando realizarem eventos na cidade, ofereçam procedimentos que favoreçam a comunidade. “Por exemplo, ortopedia pode fazer um procedimento ortopédico neste bloco. Que a plástica, quando tiver, ofereça para quem precisa de reparo. Porque isso faria com que a gente pudesse oferecer e retribuir para a cidade, que alguma coisa fique para essa população”, concluiu a Dra. Neusa Furlan, ressaltando o impacto positivo dessas ações para a comunidade.
A Dra. Neusa expressou seu desejo de que a nova estrutura se mantenha em pleno funcionamento. “Essa estrutura, se não for usada, ela se deteriora, e bloco cirúrgico é um investimento altíssimo para manter”, concluiu a Dra. Neusa, ressaltando o impacto positivo dessas ações para a comunidade.
Depoimentos
O Congresso contou com mais de 40 profissionais de diversas partes do país e também da Espanha. Como o médico Carlos Boné Salat, referência mundial para o tratamento de varizes a laser. “Estou profundamente orgulhoso. Tenho honra de poder compartilhar essa ação humanitária com todos”.
O profissional Tiago Campos, de Brasília, também falou sobre o mutirão do tratamento de pacientes. “Uma ação importantíssima com colegas vasculares do Brasil todo. Esse é o sentido da sociedade e da medicina vascular. Parabéns pela ação e pela recepção”, complementa.
Há oito anos aguardando o procedimento, Maria Salete Gerolde, 66 anos, não escondeu a felicidade. “Estou muito feliz e espero sair hoje com a cirurgia realizada”, destacou.
Jandira Trentin Bassanelo aguardava há seis anos. “Hoje, graças a Deus, estou realizando meu sonho de fazer a cirurgia das varizes”, afirma. Para Gerci Leonora, 56 anos, há cinco anos, na fila do procedimento, “estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de fazer o procedimento que faz muita diferença na minha vida, pelas dores, principalmente no calor”, conta.
O local continuará sendo utilizado, inicialmente, para procedimentos de baixa complexidade.
O prefeito Diogo Siqueira destaca que “é um momento histórico, em uma estrutura que estamos ocupando aos poucos e hoje já recebe os primeiros procedimentos cirúrgicos. Bento Gonçalves ganha um novo espaço de saúde”, complementa.