Na tarde desta terça-feira, 27 de setembro, Bento Gonçalves se deparou com mais um homicídio, o 5°, somente neste mês. Desta vez, a vítima estava em um restaurante na região central da cidade, quando foi atacado por outro indivíduo, que o matou a tiros. O assassinado possuía tornozeleira eletrônica, pois estava cumprindo pena em regime aberto, por conta de outras infrações. Órgãos de segurança do município compareceram rapidamente ao local, isolando o estabelecimento.

O crime ocorreu por volta das 13h10min, momento em que o autor dos disparos adentrou no local e solicitou uma marmita de comida para levar. Enquanto a vítima, de 44 anos, ia preparando a refeição, ele ia disfarçando suas reais intenções. Assim que o alimento foi passado ao suposto comprador, ele sacou uma arma de fogo e realizou diversos disparos contra o funcionário.

A Brigada Militar foi a primeira a ser acionada e a chegar no local do crime. Os policiais isolaram a entrada do restaurante, onde estava o corpo. O comandante do 3° Batalhão de Patrulhamento de Áreas Turísticas (3° BPAT), Artur Marques de Barcelos, se fez presente na ocasião. Na sequência, a Polícia Civil também foi chamada para ajudar em informações preliminares do caso. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atestaram a morte do homem pouco minutos após os disparos.

Barcelos lamentou o ocorrido, que soma para mais um registro de morte violenta em setembro. Em conversa com o Semanário, após averiguação da cena, ele confirmou que a intenção do crime foi execução, fugindo das características de um suposto latrocínio ou morte passional. O restaurante, segundo o comandante, não estava muito cheio no momento do ataque, o que também facilitou a fuga do criminoso. Os policiais esperam conseguir alguma filmagem de monitoramento para ajudar a desvendar mais detalhes do assassinato.

Foto: Márcio Schinoff