A data foi instituída pela Igreja Católica mas, atualmente, outras religiões a cultuam , cada uma de acordo com sua cultura
O Dia de Finados é uma data universal que, dependendo da religião ou do local onde é celebrada, carrega aspectos culturais diferentes. No Brasil, as diversas religiões assinalam o dia de maneiras diferentes, mas todas têm a finalidade de amenizar a saudade de entes queridos, como familiares e amigos. Em Bento Gonçalves, a data é celebrada por algumas religiões, como catolicismo, espiritismo e os luteranos, de acordo com a cultura de cada uma delas, com cultos ou missas e visitas aos cemitérios.
Igreja católica
O catolicismo foi a religião que deu início ao Dia de Finados, como conhecemos hoje, por julgar importante relembrar de todos que passaram pela terra, segundo o padre da Paróquia Santo Antônio, Volmir Comparin. “Aqueles que fizeram o bem, que trabalharam, e que sofreram. Muitas pessoas acabam por serem esquecidas, porque não tiveram mais amigos, não tiveram mais família. Por isso, a igreja quer fazer uma memória dentro da Santa Missa, para lembrar de modo particular todos os falecidos. Conhecidos, desconhecidos, pessoas importantes ou não, porque todos nós somos filhos e filhas de Deus”, enfatiza o padre.
Além de lembrar e orar por quem é falecido, o dia deve servir como reflexão, “para entendermos como está nossa própria vida. É importante também pararmos para vermos nós mesmos, a nossa história e trajetória. Dar sentido a este existir, ver o que é importante mudar, e muitas vezes, na calada de um cemitério, pensamos que o orgulho e a vaidade são apenas coisas passageiras”, ressalta Comparin. A tradição principal da Igreja Católica, fora as missas, é enfeitar os túmulos dos mortos com flores. “É uma forma de dizer que nós queremos também nos alegrar pelas pessoas que já partiram”, finaliza.
O espiritismo
Na doutrina Espírita, a morte é vista de outras formas, e justamente por isso o Dia de Finados é diferente para quem segue a religião. O empresário Lucas Pasquali é voluntário no Centro Espirita Lar da Caridade, e diz que “sendo uma doutrina que crê na reencarnação e na sobrevivência da alma, o Dia de Finados é visto como uma data importante e digna, pela relevância para a sociedade”. Ele afirma que não há um dia certo para a celebração. “Para os espíritas não é necessário um dia específico para a lembrar daqueles que já deixaram este mundo. No Dia de Finados dedicamos a destes as nossas mais sinceras orações, sentimentos e lembranças positivas”, destaca.
Evangélica Luterana
Os luteranos celebram o Dia de Finados, segundo Telma Merinha Kramer, da Paróquia Evangélica de Confissão, “lembrando da esperança na ressurreição de vida eterna, a partir da fé em Cristo, no último domingo do ano eclesiástico, geralmente, o último de novembro ou o primeiro de dezembro. Com o passar do tempo, as igrejas luteranas começaram a lembrar os falecidos no Dia de Finados, definido no século X pela Igreja Católica”. Os luteranos não têm uma forma padrão para reverenciar o dia. “As celebrações são variadas, com cultos e celebrações, algumas ecumênicas, nos cemitérios ou nas igrejas”, ela explica.
Funcionamento dos Órgãos Públicos em Bento Gonçalves
A Prefeitura de Bento Gonçalves não terá expediente amanhã, 2, Dia de Finados, e sexta-feira, dia 3, ponto facultativo já compensado pelos servidores em comemoração ao Dia do Funcionário Público.
Serão mantidos serviços essenciais na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, Pronto Atendimento Zona Norte, SAMU, Guarda Civil Municipal e DMT.
Horário para visitação nos Cemitérios
Das 7h às 19h.
Horários de Missas nos principais cemitérios de Bento
- Cemitério Central, às 8h, 10h, 14h e 16h.
- Cemitério São Roque, às 9h e 16h.
- Cemitério de Santo Antão, às 9h30min e às 16h.