Médica destaca que recomendações como não fumar e praticar exercícios são importantes. Além disso, segundo nutricionista, os alimentos são protagonistas no fortalecimento da imunidade

Para combater a covid-19, a população tem se preocupado cada vez mais com a saúde e, como consequência, com a imunidade. Com um sistema imunológico saudável, é possível aumentar a capacidade do corpo de resistir a um agente causador de doença. Dessa forma, mesmo doente, a recuperação é conseguida com menor dificuldade.

Segundo a infectologista e diretora técnica do Tacchini, Nicole Golin, o sistema imunológico é uma espécie de barreira composta por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções. “Elas são responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo livre do efeito nocivo dos ataques de bactérias, vírus e outros agentes externos prejudiciais à saúde”, explica.

Para aumentar a imunidade, Nicole aconselha levar um estilo de vida saudável. “É a melhor estratégia para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente. Por isso, as velhas recomendações como não fumar, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, manter o peso adequado, dormir de sete a oito horas por noite, evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação, seguem valendo”, propõe. A médica destaca que é importante lembrar que esses hábitos devem ser seguidos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa se sente debilitada.

Há alguns que precisam de cuidados redobrados para evitar doenças e o agravamento delas, como os idosos. A infectologista ressalta que como qualquer outra parte do corpo, o sistema imunológico envelhece com o passar dos anos, deixando a pessoa mais vulnerável. “No entanto, a idade do sistema imunológico não coincide, necessariamente, com a cronológica. À medida que envelhecemos, os hábitos saudáveis vão fazendo ainda mais diferença”, realça.

Também há necessidade de evitar exposição de imunossuprimidos a problemas como o coronavírus, por exemplo. “A imunossupressão pode ser temporária ou permanente, sendo causada por algumas doenças, por uso contínuo e indiscriminado de alguns medicamentos ou pela realização de certos procedimentos médicos, como transplantes de órgãos, por exemplo”, esclarece.

Mudanças na temperatura e problemas respiratórios

Morando em um lugar como a Serra Gaúcha, onde mesmo depois de um dia de calor a noite costuma vir com temperaturas amenas, são necessários cuidados maiores. “Nossas vias respiratórias filtram o ar que chega nos pulmões e, para isso, elas permanecem adaptadas à temperatura ambiente. Se o tempo muda bruscamente, o corpo não consegue acompanhar essa velocidade para se readaptar à nova temperatura e as vias áreas são pegas desprevenidas, o que resulta em uma irritação”, salienta Nicole.
Para a diretora técnica do Tacchini, o principal problema é a queda de umidade do ar, que resseca as mucosas das vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz, normalmente feita pelo muco de revestimento da região para evitar o ataque de vírus e de bactérias. “Isso cria o ambiente perfeito para o surgimento ou a intensificação de problemas como rinite alérgica, asma e infecções virais e bacterianas, já que o organismo está mais ‘aberto’ às doenças”, aponta.

Alimentação e imunidade

Existem vitaminas e minerais que são muito importantes para o sistema imunológico e que podem ser absorvidas por alimentos ou através de suplementos, conforme a médica. “Uma grande vantagem da alimentação saudável é que, quando você come com variadas frutas e vegetais, seu corpo ganha também outras substâncias que ajudam a protegê-lo. Por isso, você só deve tomar suplementos ou fórmulas quando seu médico receitar”, frisa.

A nutricionista Franciele Valduga assegura que a alimentação pode ser a maior aliada na busca da imunidade. “Contudo, vale destacar que são vários fatores que beneficiam ou não o sistema imune, como: prática regular de atividades físicas, exposição segura ao sol, sono de qualidade e também bom humor, pensamento positivo. Afinal, nosso organismo é um todo e precisa ser tratado na sua integralidade”, garante.

Sobre a comida que faz bem para o corpo humano, a profissional evidencia a frase ‘descasque mais e desembale menos’. “Não existem itens isolados que façam isso. O que existe é uma combinação de alimentos saudáveis que juntos irão atuar na saúde imunológica”, menciona.
A recomendação de Franciele é apostar em alimentos com alta densidade nutritiva. “Ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como todas frutas e vegetais, cúrcuma, gengibre, suco de uva 100% integral, feijões, ovos. Comida de verdade!”, enfatiza.

Como existe uma forma de se alimentar que ajuda no combate das doenças e no fortalecimento do sistema imunológico, há também formas de enfraquecer a imunidade, ao ingerir produtos como os ultraprocessados. “Sucos artificiais, bolachas, açucarados (balas e chicletes), embutidos, nuggets, refrigerantes. Não agregam nenhum valor nutricional e são um combo de ingredientes inflamatórios”, sublinha.

Para saber o que fazer para melhorar, é necessário observar exames bioquímicos e a saúde, no geral. “Uma prescrição precisa ser individualizada. Além da vitamina C, D, zinco, selênio, ferro precisam ser avaliados e, muitas vezes, suplementados”, afirma.

Você sabe onde fica o seu sistema imune?

A nutricionista Franciele conta que cerca de 70% fica localizado no intestino. “Tua saúde intestinal e gástrica é fator determinante na imunidade. Fique atento a ela e aos sinais que ela te envia diariamente. Lembre-se que cada ser humano é único e merece ser tratado como tal”, acrescenta.

O milagre do limão e do própolis

Principalmente depois do surgimento da internet, muitas sugestões sobre todos os assuntos estão disponíveis para quem quiser ver. É importante ressaltar, porém, que não existe algo milagroso que auxilie no fortalecimento do sistema imunológico e que é preciso buscar um profissional para obter orientações de como levar uma vida mais saudável.

Um dos hábitos que tem sido divulgados é a ingestão de limão e própolis para ajudar na imunidade. “É um conjunto de fatores. Por exemplo: não adianta usar própolis, ser sedentário e comer muitos alimentos não saudáveis”, alerta a nutricionista Franciele Valduga.

De acordo com ela, o limão é fonte de vitamina C, assim como goiaba, laranja, kiwi, tomate. “Essa substância tem inúmeras funções metabólicas e uma delas é ação no sistema imune. Própolis é uma resina produzida pelas abelhas, usando a seiva das árvores e flores, o extrato é a sua forma concentrada diluído em álcool de cereais (própolis alcoólico) ou em água (própolis aquoso), e pode ser verde ou vermelho”, elucida.

O própolis é rico em fitoquímicos, substâncias que conferem cor aos alimentos e ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças. “Pode ter ação na imunidade, anti-inflamatório, antifúngico, atua na saúde do intestino e melhora a qualidade do sono. Por isso, se você fizer uso, o melhor horário é antes de dormir”, indica.

Franciele destaca também que atualmente não há evidências científicas sobre dose e efeito. “Em geral, usa-se de 12 a 20 gotas do aquoso e 10 a 15 do alcoólico, conforme a quantidade e tipo prescrito pela tua nutricionista”, orienta.

Foto: Reprodução