O Trail Club Bento Gonçalves, grupo apaixonado pelo off-road, realiza doações à necessitados
O Trail Club de Bento Gonçalves, formado por 70 sócios apaixonados pelo off-road, transformou sua paixão por trilhas em ações solidárias que impactam diretamente a comunidade local. Desde seu início, o grupo se destaca por combinar adrenalina e responsabilidade social, levando auxílio a quem mais precisa. “O projeto foi uma iniciativa justamente para ajudar os mais necessitados, sendo que nós de motos, passamos por muitos lugares onde as pessoas carentes vivem e sabemos as necessidades”, ressalta o voluntário e representante da entidade, Vicente Tomasi.
Solidariedade em movimento
Com o apoio de conhecidos e parceiros, o Trail Club realiza doações expressivas em momentos de necessidade, como nas enchentes recentes que afetaram Santa Tereza e outras localidades da região. Tomasi relata que o grupo colabora frequentemente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e entidades como o projeto Pé na Lama. “No último Natal fizemos com a Garra Team, onde já há o conhecimento dos locais. É difícil mensurar, pois acaba sendo muita coisa, nesta última, somente, nós compramos 260 bolas e 300 bonecas e mais 100 carrinhos, para o Pé na Lama. Além disso, doamos 1.700 litros de leite e 100 jogos de cozinha e armários”, conta.





Critérios e impacto
O critério para as doações é baseado na identificação de necessidades por entidades parceiras ou órgãos públicos, como a SEDES e o Pé na Lama. A entrega dos itens é realizada diretamente às famílias, garantindo que a ajuda chegue às mãos certas. “Sempre acompanhamos as entregas para assegurar que sejam destinadas aos necessitados. É difícil mensurar quantas pessoas ajudamos, mas sabemos que são muitas”, afirma Tomasi.
Além de itens materiais, o clube já ajudou em resgates e até colaborou financeiramente com reparos de equipamentos dos bombeiros durante emergências. “Tivemos muitos conhecidos, principalmente nesta catástrofe, onde ajudamos mais na parte dos resgates, e os bombeiros com um pouco dos recursos para que os mesmos não parassem os trabalhos pela falta de pequenos consertos, como hélices dos botes, remendos, conserto de equipamentos dos quais nós pagamos”, relembra.
Sobre as principais necessidades, Tomasi reforça que “normalmente pedimos dinheiro para que eu, como representante da entidade, busque as reais necessidades para podermos otimizar o máximo as doações e não ter coisas repetidas, assim atendendo muito mais. Um exemplo foi o Natal, onde tínhamos comprado 1.300 reais em brinquedos e no fim arrecadamos 7.120,00. Dessa forma, conseguimos comprar muitos brinquedos e até ajudar algumas famílias e crianças com alimentos”, destaca.

Histórias que marcam
Entre tantos relatos, os mais emocionantes envolvem crianças e idosos. “Histórias são inúmeras, mas as mais marcantes são as entregas para as crianças, onde algumas se abraçam nos brinquedos e dão aquele sorriso. A mesma coisa aconteceu com os idosos nas enchentes, dos quais às vezes rolavam lágrimas”, compartilha Tomasi. O grupo também arrecadou mais de R$ 7 mil para a compra de brinquedos no último Natal, superando todas as expectativas.
Mobilização e parcerias
A mobilização do Trail Club acontece principalmente pelas redes sociais e pelo WhatsApp, com vídeos e mensagens que alcançam um público engajado. Embora o foco seja a solidariedade comunitária, a entidade está planejando novos planos. “Para este anos temos alguns projetos juntamente com as provas que realizamos, onde todos os pilotos doam recursos para comprar alimentos para doações. Outra ação ainda em planejamento é trabalhar com a educação das crianças quanto à importância do esporte na vida dos mesmos e vamos continuar, juntamente com o poder público, a desenvolver a equipe de apoio a qualquer evento catastrófico que precisar, tanto em relação a veículos como voluntários. Começamos a fazer treinamentos para criar a equipe de resgates de risco, sendo feito até agora um treinamento com o Samu, mas vamos ampliar e tentar envolver mais pessoas da comunidade, replicando o conhecimento”, finaliza.
