Em reunião realizada nesta terça-feira, 22, o Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul, juntamente com o governador Eduardo Leite, decidiu manter o estado de Alerta para todas regiões Covid no território gaúcho. A notificação mais alta do Sistema 3As de Monitoramento já está se mantendo há mais de um mês e, segundo o que foi definido, se manterá até a terça do dia 9 de março.
Nas duas últimas semanas, já foi observada uma queda na velocidade e avanço da doença, porém, segundo o governo, os patamares seguem muito altos, podendo voltar a subir. O retorno às aulas, junto com a probabilidade de aumento na circulação de pessoas, por conta do Carnaval, podem significar uma tendência de subida no número de casos na próxima semana.
A preocupação do governo do Estado está no descompasso da atualização diária de infecções, já que, com a chegada do feriado, a expectativa é de que as instituições não mantenham o informe epidemiológico de forma habitual. Justamente por essa possível supressão, o Gabinete de Crise decidiu por manter Alertas por duas semanas.
Na macrorregião da Serra, a ocupação de leitos de UTI está, atualmente, em 55,3%, porém, o número médio de hospitalizações subiu na última semana, em 29,8%. Ao mesmo tempo, o número de óbitos por Covid-19 continua em queda na região, – 8,6%. A média móvel de casos também segue diminuindo, nesta semana, a variação foi de – 23,8%.
Foto: Itamar Aguiar