Teve início, nesta segunda-feira, 27, a fase de confirmação de dados das famílias cadastradas pelas prefeituras para receberem o Auxílio Reconstrução. Esta etapa crucial deve ser realizada pelo responsável de cada família diretamente no site oficial do programa, acessando o endereço www.gov.br/auxilioreconstrucao e utilizando a conta Gov.br para login.

Somente após a confirmação das informações cadastrais é que o nome da pessoa será encaminhado à Caixa Econômica Federal, responsável pelo depósito do benefício no valor de R$ 5,1 mil.

Desde a semana passada, as prefeituras dos municípios afetados têm alimentado um banco de dados com informações sobre os endereços alagados ou afetados por deslizamentos, bem como os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas. Agora, é essencial que os cidadãos verifiquem e confirmem os dados cadastrais de suas famílias.

A Caixa Econômica Federal tranquiliza as famílias ao esclarecer que não é necessário que elas abram contas no banco para receberem o Auxílio Reconstrução. A instituição irá identificar automaticamente se o responsável já possui conta corrente ou poupança e realizará o crédito diretamente. No caso de o beneficiário não possuir conta, a Caixa irá providenciar a abertura de uma Poupança Social Digital exclusivamente para o recebimento do benefício, possibilitando sua movimentação através do aplicativo Caixa Tem.

O Auxílio Reconstrução foi criado no dia 15 de maio, com a edição de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O valor pago será concedido por família, em parcela única. Pelo texto da MP, estão habilitadas a receber aquelas famílias que foram desalojadas ou desabrigadas em áreas danificadas pelas cheias ou deslizamentos depois das tempestades. O objetivo é facilitar a retomada da vida da população gaúcha depois do evento climático extremo. Não há qualquer limitação ao uso dos recursos. As pessoas podem usá-los nas despesas que julgarem mais importantes.

Passo a passo dentro do espaço .Gov

CONHEÇA O SISTEMA – Depois de acessar o endereço eletrônico www.gov.br/auxilioreconstrucao , o responsável pela família deve clicar o campo “Sou cidadão”. Na sequência, será encaminhado para login no Gov.br no campo “Portão do cidadão”. Feito isso, três opções surgirão em uma nova tela:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura
  • Aguardando análise
  • Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar

CPF NÃO CADASTRADO – Caso o CPF do responsável apareça como “não cadastrado”, a orientação é procurar a prefeitura da cidade em que reside com os dados do responsável e dos integrantes de sua família.

AGUARDANDO ANÁLISE – Neste caso, os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo o www.gov.br/auxilioreconstrucao , sistema. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma.

HABILITADO – Se o CPF aparece como habilitado, é hora de confirmar os dados. O responsável deve conferir se todos estão corretos e, caso tudo esteja certinho, ele clica em “Está tudo certo”. Feito isso, deve ler o Termo de Declaração e clicar em “Li e concordo com os termos”. Depois disso, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.

CORREÇÃO – Caso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em “As informações não estão certas” e, depois, clicar em “Ciente, cancelar”. O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos, com o CPF de cada integrante da família e o endereço de residência. A prefeitura realizará um novo cadastro. Será preciso aguardar até que a nova solicitação seja analisada.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil