O Governo do Estado liberou a realização de provas campeiras em municípios que estejam nas bandeiras laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado. A decisão foi anunciada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, nesta quarta-feira, 19. As provas seguirão baseadas nas orientações dos decretos vigentes. No total, são 42 recomendações que devem estar presentes nos protocolos das futuras competições campeiras durante o período de pandemia. A decisão também é comemorada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, promotor de diversas atividades do ramo.

Assim como as atividades esportivas, que também foram liberadas, as competições campeiras devem apresentar um plano de contingência para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, caberá a cada município sede definir se autoriza ou não a realização do evento. “É possível retomar a realização das provas campeiras, desde que todos os protocolos de prevenção à saúde sejam rigorosamente cumpridos”, disse Covatti Filho.

O MTG comemora a decisão e explica que a liberação permite a retomada das atividades econômicas do setor, parado desde o início da pandemia. O pedido de liberação havia sido encaminhado pelo movimento na segunda-feira, 17. “É preciso fazer girar a engrenagem lentamente de forma muito criteriosa, não a deixando parada. Precisamos avançar, porém tomando o máximo de precauções e, conscientemente, cada um, desde o gestor municipal até o laçador, assumir a sua devida responsabilidade”, ressaltou César Oliveira, vice-presidente da Administração e Finanças do MTG.

Foto: Reprodução