O governo brasileiro decidiu manter uma fórmula que já foi utilizada em 2020 e 2021, a antecipação do 13º salário de aposentados pensionistas da previdência. A justificativa utilizada pelo governo para os anos anteriores foi a manutenção dos impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. Outra medida que está a caminho é a liberação de um saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores de carteira assinada.
O anúncio oficial deve chegar ainda nesta quinta-feira, 17 de março. De acordo com informações preliminares, a primeira parcela do 13º será paga em abril, e a segunda, em maio. Isso é ainda mais cedo que em outros períodos, onde o pagamento era feito no segundo semestre. Com isso, a expectativa do governo é deixar mais dinheiro circulando na economia brasileira.
Os repasses de valor, realizados por esses adiantamentos, devem ajudar a reduzir o endividamento da população, em sua maioria de baixa renda, que possui dificuldades em manter as contas pagas. Portanto, o governo avalia que essas são medidas importantes para impulsionar o crescimento econômico nesse primeiro semestre de 2022.