Na quinta-feira, 28 de abril, no Lar do Ancião, uma reunião com os colaboradores e a imprensa marcou a posse da nova diretoria e conselhos da entidade. A gestão, que deve durar de 16 de março de 2022 a 15 de março de 2025, vai administrar os 60 residentes que lá vivem junto aos 36 funcionários, entre cozinheiros, nutricionista, enfermeiras, técnicos em enfermagem, cuidadores, limpeza e administração.

O discurso dirigido pelo conselheiro fiscal do Lar, Alexandre Faccin, afirma que o objetivo, com a pandemia em seu período mais brando, é unir novamente a diretoria e colaboradores. “Queremos nos reaproximar como família, como grupo, uma gestão empresarial que a gente está querendo fazer para o Lar”, explica.

Faccin destaca que na questão financeira, a nova diretoria assumiu a entidade com muitas dificuldades. “Fomos pegos de surpresa pela pandemia, essa nos derrubou, mas o restante não vai nos derrubar. Essa equipe é forte, coesa, de pessoas dedicadas. No momento, a gente assume voluntariamente a administração do Lar, cuidando de joias, pessoas das quais não precisamos saber o histórico, apenas amar e cuidar”, menciona.

O novo presidente, César Cini, salienta que entrou na antiga diretoria como 2º vice-presidente, e que naquele momento, o Lar estava precisando de mais credibilidade perante aos cidadãos do município. “Olhando lá atrás, para o sonho da dona Anna Tedesco Variani de ter esse espaço para acolher os idosos que ficam tão indefesos no fim das suas vidas, nossa preocupação foi fazermos com que a entidade se organizasse financeiramente, porque ela precisa de recursos, pois não para, trabalha 365 dias por ano. Nesses três anos difíceis, conseguimos reconquistar essa confiança da comunidade, que por sinal, é muito generosa e organizada”, realça.

De acordo com Cini, houve a organização dos recursos e, desde então, o objetivo de garantir a perenidade, ou seja, que o Lar siga a todo vapor por muitos anos através das gerações, está se cumprindo. “É uma organização quase que empresarial, de fazermos com que futuras administrações não possam estragar o que a gente está construindo. Estamos fazendo tudo em termos de estatuto para organizar, para fazer com que o ambiente fique cada vez melhor e com mais conforto para os nossos hóspedes. Espero que vocês gostem da nossa gestão, temos uma postura muito de paz e de bom relacionamento, acho que isso é importante”, ressalta.

Conforme Faccin sublinha aos funcionários, o intuito é fazer uma boa administração, mas, também, cuidar de tudo com o coração. “O Lar não é meu, do Cesar ou de vocês colaboradores, mas da comunidade. Ele foi criado com esse intuito, e hoje a gente percebe que as pessoas olham para a entidade como algo muito próximo de Bento Gonçalves, como é uma Fenavinho, ou outros eventos e feiras. Ele faz parte da comunidade”, garante.