A segunda edição do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética já está programada para maio de 2020, em Bento Gonçalves (RS)

 Em um cenário repleto de desafios para quem quer empreender em energia solar fotovoltaica, os debates do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, que se encerrou na quinta-feira, 23, deram ao público argumentos, motivação e respaldo para seguir investindo em um setor promissor que já se sustenta como parte indispensável da nova realidade energética do país.

Nesta primeira edição do Fórum, palestras, painéis e apresentações de cases trataram sobre mercado, legislação e oportunidades para a energia fotovoltaica no Brasil, com foco no Rio Grande do Sul. O evento reuniu mais de 250 participantes nos dois dias do Fórum (22 e 23/05) e no workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’, que está sendo realizado nesta sexta-feira (24).

Para o coordenador, professor Tiago Cassol Severo, o evento atingiu os objetivos propostos pelos organizadores, de promover o debate sobre o rumo da geração solar, com a finalidade de fortalecer o mercado gaúcho nessa área. “O Fórum proporcionou um debate de alto nível, de extrema importância para diversos agentes do setor como empresários, investidores e profissionais que trabalham na instalação de equipamentos”, avaliou. “O conteúdo discutido mostrou o grande potencial que temos para avançar neste setor. O Fórum alertou para a necessidade de qualificação constante para acompanhar o rápido desenvolvimento da tecnologia e do mercado. Em dois dias, vimos excelentes oportunidades de sucesso em uma forma de produzir energia fundamental para o nosso tempo”, destacou.

No encerramento das atividades, Severo anunciou a realização da segunda edição do evento, em Bento Gonçalves, no mês de maio de 2020.  A cidade, conforme divulgado na abertura do Fórum, ganhará um totem fotovoltaico, como legado da primeira edição. A ideia dos idealizadores do evento, aprovada pelo prefeito Guilherme Pasin, será concretizada em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME). O local e data de instalação da estrutura, que servirá para carregar celulares e outros dispositivos eletrônicos, ainda serão definidos.

O evento também foi palco para o lançamento do projeto da Universidade de Caxias do Sul, realizado em parceria com a RGE/CPFL, InstalWatt e a Efall, com o objetivo de eficientizar os prédios que abrigam os cursos de Engenharia do Campus-Sede em Caxias do Sul e todo o Campus Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves. No Carvi,ocorreu a implementação de um sistema solar fotovoltaico, com a instalação de 58 painéis solares totalizando 18,5kW de potência.

Ao final do segundo dia de debates no fórum, Vinícius Ayrão, engenheiro eletricista especializado em sistemas fotovoltaicos e instalações elétricas, lançou o livro Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: Conceitos, Aplicações e Estudos de Caso. O e-book pode ser acessado pelo link bit.ly/livrofvayrao.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Janaína Silva