Paciente, 21 anos, foi diagnosticado com as duas doenças ainda no fim do ano passado

Nesta quarta-feira, 5 de janeiro, o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou o primeiro caso de detecção simultânea dos vírus influenza H3N2 e coronavírus no mesmo paciente no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, 21 anos, residente em Porto Alegre, que apresentou sintomas gripais, mas não precisou de hospitalização. Flurona, como ficou conhecida, é a doença com a junção dos dois vírus em maior circulação no momento. Especialistas dizem que Ômicron pode facilitar o aparecimento dessa junção.

A Secretaria da Saúde (SES) afirmou que o jovem não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e está investigando se ele aplicou a vacina contra o vírus da gripe. Ele não possui comorbidades e foi atendido ainda no dia 23 de dezembro, com dor no corpo, na cabeça e febre. O resultado do exame que confirmou a dupla infecção saiu no dia 28 de dezembro. Ele está se recuperando em casa.

Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 116 casos de influenza A-H3N2, incluindo dois óbitos, sendo um em Porto Alegre e outro em São Francisco de Paula.

A SES adverte que para evitar-se situações desse tipo, as pessoas devem manter os cuidados de prevenção à gripe e Covid-19, usando máscara, fazendo distanciamento social e vacinação. Cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo também já registraram casos de Flurona.