É muito comum associar as flores às estações mais quentes e coloridas, como a primavera. No entanto, nem todas gostam de temperaturas elevadas. Certas plantas precisam do frio para se desenvolverem completamente, chamadas flores de inverno.

Você já reparou que alguns animais só vivem em regiões marcadas por baixas temperaturas? Isso também se aplica às plantas. Algumas delas só conseguem mostrar todo o potencial nas estações mais frias do ano, como o inverno. É importante saber quando e onde cultivá-las.

Engana-se quem pensa que as flores de inverno são desprovidas de beleza ou cores vibrantes. Algumas delas são muito utilizadas para a ornamentação de jardins e outros ambientes.

Que tal conferir algumas flores de inverno? Sabendo quais são as principais características dessas espécies, fica muito mais fácil cultivá-las. Continue a leitura e conheça as principais plantas que adoram as estações mais frias do ano.

Cerejeira

Você já deve ter visto fotos de jardins repletos de cerejeiras. Essas árvores incrivelmente bonitas são originárias da Terra do Sol Nascente: o Japão. Mais que isso, chamada de sakura na língua japonesa, a flor da cerejeira é considerada um símbolo nacional no país.

A beleza da flor de cerejeira é tamanha que observá-la passou a ser um passatempo muito apreciado no Japão. Em países da América Latina, como o Brasil, a sakura floresce no mês de julho (auge do inverno). Essa é uma ótima opção para quem deseja montar um jardim externo.

Vale dizer que essa árvore prefere solos úmidos e profundos, além de ricos em nutrientes. A região não pode ser quente o ano inteiro. Portanto, ela é mais indicada para quem mora nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Escolha a espécie de cerejeira que melhor se adapta ao clima do local onde você mora.

Begônia

Outra integrante do grupo das flores de inverno é a begônia. Essa espécie tem uma variação denominada begônia-de-inverno, caracterizada justamente por se desenvolver melhor em baixas temperaturas. A flor tem uma bela coloração lilás que chama bastante atenção.

Normalmente, ela é plantada em larga escala, mas também pode ser cultivada em vasos. A espécie sobrevive bem às baixas temperaturas, sendo resistente até à geada. O solo pode estar sempre úmido, desde que seja rico em nutrientes e bem drenado.

Camélia

A closeup shot f cute Sasanqua Camellia flower

A flor de camélia também é conhecida por surgir no inverno. Essa planta é um tipo de arbusto originário de países como China, Japão e Coreia. Ela se desenvolve melhor à meia-sombra, com iluminação natural indireta. Portanto, precisa estar rodeada por árvores maiores.

Por ter características de plantas arbustivas, a camélia precisa de bastante espaço para se desenvolver. Esses motivos fazem com que ela seja uma ótima opção para plantio externo. A flor é muito bonita, caracterizada por tons bastante chamativos de rosa e branco.

Gardênia

Esta é uma flor chinesa que representa pureza. A gardênia costuma ser encontrada, principalmente, na cor branca. Para se desenvolver, ela precisa de um solo bastante fértil e regas regulares (em média, de duas a três vezes por semana). Cuidado para não encharcar a terra.

Além das formas e das cores, a gardênia chama atenção pelo aroma. O cheiro das flores perfuma qualquer ambiente com bastante facilidade. O fruto é utilizado para fins medicinais, com propriedades anestésicas e antissépticas. É uma ótima opção para jardim de inverno.

Cíclame

O cíclame é uma planta herbácea de pequeno porte, atingindo no máximo 20 cm de altura. Ele é cultivado, principalmente, em canteiros e jardins. As belas flores são muito bem-vindas na decoração de ambientes internos, cultivadas em casas ou escritórios.

Ele deve ser mantido à luz indireta, na sombra. Esse fator é indispensável para a sobrevivência. O sol deve ser evitado das 11h às 17h. Por ser uma planta de inverno, o cíclame prefere climas amenos e frios. As regas não precisam ser tão frequentes, mas o solo nunca deve estar encharcado.

Fonte: www.petz.com.br

Foto: Divulgação