A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho, programadas para ocorrer de 12 a 22 de junho de 2025, homenagearão os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O tema foi apresentado na noite de 30 de outubro em um encontro na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

Sob a liderança do diretor-geral César Anderle, a maior feira multissetorial do Brasil pretende superar os resultados da edição anterior, que atraiu 274 mil visitantes e gerou R$ 50 milhões em negócios para cerca de 450 expositores. “É um desafio que abraço com alegria e responsabilidade, pois compreendo a importância desta feira para nossa comunidade”, afirma Anderle, relacionando a motivação para aceitar desafios com o espírito dos imigrantes que chegaram à região em 1875.

O coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo, destacou que o evento homenageará a saga da imigração italiana, que está intimamente ligada à história da Festa Nacional do Vinho. “Com os mesmos valores que impulsionaram nossos antepassados, continuamos a construir nosso futuro”, disse Miolo, enfatizando que o legado dos colonizadores será um elemento central na programação da festa.

Importância para o desenvolvimento local

A ExpoBento e a Fenavinho desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico de Bento Gonçalves, como ressaltou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari. “Após o desastre climático de maio, esses eventos foram fundamentais para a recuperação da economia gaúcha e continuarão a contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo e do turismo na região”, afirma.

O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, também se comprometeu a apoiar os eventos. “Queremos que a ExpoBento e a Fenavinho sejam cada vez melhores, pois seu sucesso é nosso sucesso”, declara.

Celebrando a diversidade cultural

O tema das festas não apenas reverencia a imigração italiana, mas também todas as etnias que contribuíram para a formação da Serra Gaúcha. A Imperatriz da 20ª Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, destacou a importância da diversidade na programação. “A ExpoBento cumpre sua missão de dar espaço à diversidade, celebrando as culturas que moldam nossa identidade. A Fenavinho será um brinde aos nossos valores, cultura e amor pelo vinho”, disse Laura.

Uma história que se vive

Com o slogan “Uma história que se vive!”, a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho convidam o público a participar de uma experiência que une passado e presente. A peça central da campanha apresenta o ato simbólico de compartilhar uma taça de vinho, representando a transmissão de conhecimento e tradições às novas gerações.

Conheça a Diretoria dos Eventos

Diretoria da 33ª ExpoBento

  • Diretor-geral: César Anderle
  • Diretoria Industrial: Jonatas Ferrari (Vice: Gilson Rigo)
  • Diretoria Comercial: Gustavo Predebon (Vice: Jaqueline Tonietto)
  • Diretoria de Projetos: Jussara Canabarro (Vice: Gabriel Dupont)
  • Diretoria de Marketing: Taciele Monteiro (Vice: Raquel Fronza)
  • Diretoria de Eventos: Vinícius Bortolo Buffon (Vice: Rodrigo Terra de Souza)
  • Diretoria de Serviços: Filipe Almeida (Vice: Vicente Tomasi)

Comitê da 20ª Fenavinho

  • Coordenador: Alexandre Miolo
  • Diretoria de Enoturismo: Maiquel Vignatti, Ana Possamai
  • Curadoria Vinícola: Jones Valduga, Delphine Vasquez
  • Diretoria Cultural e Estrutural: Arthur Dequigiovani
  • Diretoria dos Jogos Coloniais: Vanessa Toresan, Edvaldo Gallon
  • Diretoria de Relações Sociais e Comunitárias: Janaine Arpini, Julia Pasquali

Fotos: Cesar Silvestro / Reprodução