Feira e festa iniciam na próxima quinta-feira, 9 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Preparativos estão em fase final para receber, além dos expositores, a comunidade local e regional
Em menos de uma semana, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves deve receber cerca de 250 mil visitantes que vão conferir, depois de dois anos, a maior feira multisetorial de compras e entretenimento do Brasil e a Festa Nacional do Vinho. De 9 a 19 de junho, ExpoBento e Fenavinho retornam, após 36 meses de realização da última edição. Neste ano, durante 11 dias, 450 expositores estarão mostrando uma diversidade de produtos, em ambientes segmentados que estão em fase de finalização.
Para o diretor geral da ExpoBento, Gilberto Durante, com a proximidade da data, inicia também a contagem regressiva, principalmente por ser o ano em que feira comemora a sua 30ª edição. Por isso e outros tantos motivos, ele celebra, antecipadamente, o sucesso dos eventos. “Nós tivemos que superar dois anos difíceis, sem dúvida. Foram dois adiamentos para que pudéssemos chegar, de fato, à 30ª edição. Isso demandou uma capacidade de articulação de toda a equipe para que conseguíssemos manter o compromisso assumido com nossos expositores. Ao fim desse grande esforço, podemos dizer que deu tudo certo. Mantivemos grande parte dos cerca de 450 expositores, agregamos alguns outros que estão chegando pela primeira vez à feira e comemoramos 100% dos espaços comercializados. Isso só nos enche de expectativa para que tenhamos excelentes negócios, ainda mais nesse momento de retomada, em que as pessoas estão querendo se reencontrar e celebrar a vida”, comemora.
Conforme Durante, praticamente metade dos expositores são bento-gonçalvenses e o restante de fora, o que inclui outros municípios da Serra Gaúcha, do Estado e alguns até de fora do Rio Grande do Sul. “Sempre quando abrimos o período de comercialização, o expositor de Bento Gonçalves ganha prioridade. Por cerca de três meses eles têm exclusividade para garantir presença na feira, e os associados do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e do Sindilojas, inclusive, têm descontos especiais para participar”, enfatiza.
E para atender a gama de visitantes e recepcionar da melhor forma, muitas mãos ajudaram a construir todos os detalhes. Por isso, os preparativos já estão em fase de encerramento. “Estamos com 90% da montagem dos espaços finalizada. Nosso prazo para que tudo fique pronto, inclusive com a limpeza de toda área expositiva, encerra no dia 8. Na área da Vila Típica da Fenavinho, está quase tudo pronto. No espaço da ExpoBento, nós trabalhamos basicamente com dois padrões de estandes, sendo um deles montado por profissionais externos. O outro modelo, os próprios expositores montam. Ambos estão inclusive adiantados no prazo, de modo que tudo estará perfeitamente pronto para que os visitantes possam nos prestigiar e se divertir após uma espera de dois anos”, comenta Durante.
Como ocorre anualmente, o público terá uma sequência de visitação e, a partir da entrada, existe um caminho demarcado e que sinaliza o fluxo. “Inicialmente, o visitante passa pela área de Indústria e Comércio e chega na Agroindústria. Passando por ali logo chegará ao Salão Automotivo, no mesmo espaço onde estará o ExpoBento na Mesa, atração com oficinas de cozinha. Chegando ao final do Salão Automotivo, há um espaço que se abre para outros pontos da feira, e ele poderá acessar o espaço da Moda ou ir diretamente para a área de Gastronomia. A visitação a partir daí transcorre de modo bastante fluido e intuitivo”, revela.
Variedade é um dos diferenciais da feira
Uma das tradições da ExpoBento é, sem dúvida, a diversidade de itens e de atrações. Por isso, uma extensa programação foi preparada, dispondo de atrativos para todos os gostos e faixas etárias. “Além de espaços tradicionais e a oferta de entretenimento com shows, há algumas novidades. A passarela da moda foi reposicionada para dentro do Mundo da Moda. Nessa área haverá vários eventos, como os desfiles, o E-Sports Bento, competição de games, realização de algumas palestras de entidades e também do Desfile Pet, realizado em parceria com o gabinete da primeira-dama”, comenta.
Além disso, outras atrações também estão na agenda, com a intenção de tornar ainda mais abrangente. “Teremos a quadra de padel, onde será realizada a Copa ExpoBento de Padel, as competições do skate no Pavilhão F, que receberá a 2ª ExpoBento Skate Jam, e alguns complementos, como é o caso da exposição de minicarros vindos do Cini Microcars Collection, no Salão Automotivo. No espaço Variedades também teremos um ambiente voltado à tecnologia, criado em parceria com o Sebraetec, com a participação de algumas entidades trazendo novidades no campo da inovação. Mais uma vez, estamos fazendo uma ExpoBento com programação ativa e intensa”, pondera.
Fenavinho
Neste ano, assim como ocorreu em 2019 e 2000, a Fenavinho aparecerá na feira por meio de sua Vila Típica. No local, diversas vinícolas estarão emolduradas, em um cenário que emula casarios do início do século passado e onde ocorrem apresentações culturais de resgate da cultura dos imigrantes italianos, grande formador da identidade do povo local. No espaço, o público encontrará com diversas opções gastronômicas típicas da região e poderá apreciar os premiados vinhos, espumantes e sucos, principalmente regionais.
Segurança
Gerenciar um evento deste porte não é tarefa fácil. Por isso, para garantir o bem-estar de visitantes, expositores e equipes de trabalho, um dos principais desafios é a segurança. Por isso, os investimentos nesta área foram intensificados.
Multiplicar os olhos da vigilância espalhada pelo Parque de Eventos, foi uma das estratégias. “Internamente, o parque possui uma cobertura de 100% de câmeras em todos seus 58 mil m². A Fundaparque administra as imagens 24 horas por dia”, enfatiza Durante.
Ele salienta que, além da empresa de segurança contratada pela feira, há a parceria com os órgãos públicos. “Teremos a presença das forças públicas de segurança dedicando atenção especial ao evento, como Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Secretaria Municipal de Segurança, que estarão dando seu apoio, dentro de suas alçadas de atuação. Além disso, teremos médico e enfermeiro o tempo todo, inclusive com um ambulatório e uma unidade móvel à disposição para atendimento ao público”, ressalta.
Dicas aos expositores
Além desta força, os mais de 450 expositores, que estarão mostrando seu rol de produtos nos estandes, também estão recebendo orientações. “Temos realizado reuniões com pequenos grupos para isso. Nesta semana, tivemos encontro com as vinícolas e com os restaurantes. Além disso, quando entregamos as credenciais na Central de Atendimento ao Expositor (Caex), todas as informações e o regulamento são repassados aos expositores para que fiquem cientes de questões como essas”, pontua.
Infraestrutura
Além de toda infraestrutura interna, onde serão realizadas a feira e a festa, um amplo ambiente externo também espera os visitantes. Por isso, é necessário organização e planejamento.
Para atender a demanda viária, Durante explica que cerca de 80 pessoas estarão envolvidas na operação para administrar as cerca de 2,5 mil vagas de estacionamento, incluindo o espaço destinado ao kartódromo, atendendo desde a portaria e outros pontos do parque para orientar, organizar e sinalizar para o máximo aproveitamento possível dos espaços. “Estamos preparados para receber veículos de todos os portes, carros, motos, micro-ônibus e ônibus, que são acomodados, após realizarem o serviço de desembarque”, conclui.