Medida visa restabelecer o tráfego de veículos no trecho que liga Nova Roma do Sul à Farroupilha
O trecho da ERS-448, entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul, que desmoronou na terça-feira, 30 de junho, após um deslizamento de terra, em razão dos temporais que assolaram a região, foi vistoriado na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, pelo Exército Brasileiro. O trabalho pretende estudar a possibilidade de construção de uma estrutura provisória para restabelecer o tráfego na altura do quilômetro 39,5 da via.
Integrantes do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul estiveram no local e verificaram as condições do terreno, metragem do espaço destruído, condições logísticas, entre outros pontos. De acordo com a prefeitura de Nova Roma do Sul, a expectativa é construir uma estrutura metálica, de aproximadamente 100 metros, apoiada nas duas pontas do trecho que desmoronou.
Na quinta-feira, 2 de julho, uma equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esteve no local realizando estudos técnicos para iniciar o projeto de reconstrução do trecho. Um relatório deverá ser emitido para que seja decretada obra de emergência no local. No entanto, ainda não há estimativa do custo da reconstrução e prazo para que as obras iniciem.
Foto: Grupo Rodoviário da Brigada Militar / Divulgação