Neste domingo, 27, aconteceu a etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho. As equipes que disputarão a final foram definidas a partir de um circuito de atividades desenvolvidas no estádio Montanha dos Vinhedos, casa do Clube Esportivo de Bento Gonçalves.


Segundo o coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo, o domingo foi um dia especial para a integração da comunidade. “Esse ano, a principal mudança foi o local em que os jogos acontecem, pela primeira vez, estamos aqui no estádio. Nosso objetivo é integrar as comunidades do interior com a cidade de Bento Gonçalves, além de comemorar os 150 anos da imigração italiana”, salientou Miolo.

Sobre os jogos
Os classificados voltam a se enfrentar em oito modalidades no dia 15 de junho, quando ocorrerá a final. A disputa será realizada durante a 20ª Fenavinho e 33ª ExpoBento, que acontecem de 12 a 22 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A classificação terá três colocações, e os vencedores repartirão R$ 17.600 em premiações.


A etapa classificatória dos Jogos Coloniais contou com mais de 20 equipes competidoras: Merendim do Talian; Impulso Bento donne uno; Os Gallonáticos; Orgulho de ser Miolo; Crosslonas; Univinhas; Heilige; Família Buscapé; EMI Criança Feliz; Impulso Bento donne due; Sordi Furdi; UNEW Sports; Miolo Somos Todos Nós; Burati; Belle Ragazze; Dallonder; Durok; Cainelli; Bento Impulso Uomini; Dose dupla; Chandon; LEO Clube Bento Gonçalves e Os bunda mole.


De acordo com César Anderle, diretor da 33ª ExpoBento, as modalidades disputadas nos jogos são tradicionais dos antepassados. “Há 150 anos, os italianos vieram para cá com muita força de trabalho, fé e resistência, e criaram esses jogos para seu divertimento. Hoje, são jogos simples, mas naquela época era tudo que tinham para entreter-se em um dia da semana, já que o trabalho era muito intenso. Nós do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), queremos fazer com que esses eventos, que foram divertidos no passado, sejam uma forma de integração entre os participantes”, afirmou Anderle.


As categorias feminina e masculina participaram das seguintes modalidades: Arremesso de Queijo, Corrida de Carriola, Corrida de Barricas, Competição de Bígoli, Cabo de Guerra, Jogo do Tastavin, Corrida de Revezamento de Salame com Obstáculo e Debulhar Milho.

Mudança neste ano
Os jogos deste ano foram executados de uma forma diferente, visando a integração da comunidade. Com isso, foram abertas inscrições não apenas para distritos, como nas últimas três edições, mas também para empresas, entidades e instituições.


Além disso, os jogos foram realizados em apenas um dia, no estádio Montanha dos Vinhedos. O local, além de toda a diversão, contou com gastronomia típica, food trucks, agroindústrias familiares, apresentações musicais e recreação infantil.

Melhor torcida
O LEO Clube Bento Gonçalves foi eleito a melhor torcida dos Jogos Coloniais deste ano, recebendo o prêmio de 2 mil reais. O presidente do clube, Gustavo Antonio Martinelli, explica que é a primeira vez que participam do evento. “A 20ª Fenavinho abriu as portas nesta edição dos Jogos Coloniais para diversas entidades, clubes e empresas, possibilitando a formação de equipes para competir”, ressaltou Martinelli.


Martinelli também contou como a torcida foi organizada para o evento. “O clube, por meio de alguns de seus membros, iniciou a organização convidando amigos para competir e torcer. Com a equipe formada, confeccionamos artefatos para a torcida, como bandeiras, pompons, a barrica do mascote e outros itens que conseguimos com amigos, como o próprio Leão: Bento, o leão colonial. Com toda a organização, tivemos a oportunidade de proporcionar emoção e euforia a todos que fizeram parte dos Jogos Coloniais, desde a torcida até os competidores”, enfatizou.


O propósito do LEO Clube é a formação de líderes por meio do trabalho voluntário, com jovens de 12 a 30 anos incompletos. O clube realiza campanhas, arrecadação de alimentos, doação de sangue, eventos e workshops para beneficiar a comunidade e os mais necessitados. Diante disso, de acordo com o presidente da entidade o prêmio será voltado a essa finalidade. “O valor será dividido, uma parte será destinada ao fundo de campanhas e outra será investida na valorização dos associados, visando melhorar o quadro associativo e possibilitar que o clube alcance mais pessoas dispostas a trabalhar em prol da comunidade”, concluiu.

Classificados

  • Arremesso de Queijo
    Masculino: LEO Clube Bento Gonçalves, Burati, Cainell, Merendi do talian
    Feminino: Os Gallonáticos; Unew sports; Impulso bento donne duo; Orgulho de ser Miolo
  • Corrida de Carriola
    Masculino: Durok, Burati, Merendin do talian, LEO Clube Bento Gonçalves
    Feminino: Belle ragazze, Os gallonaticos, Burati, Univinhas
  • Corrida de Barricas
    Masculino: Dose dupla, Merendin do talian, Univinhos, Burati
    Feminino: Crosslonas, Univinhas, Orgulho de ser miolo, Burati
  • Competição de Bígoli
    Masculino: Burati, Chandon, LEO Clube Bento Gonçalves, Dall’Onder
    Feminino: Família Buscapé, Orgulho de ser miolo, Univinhas, EMI Criança Feliz
  • Cabo de Guerra
    Masculino: Durok, Cainelli, Crosslonos, Burati
    Feminino: Impulso bento donne uno; Unew sports; EMI Criança Feliz; Orgulho de ser miolo
  • Jogo do Tastavin
    Masculino: Os bunda mole, Família Buscapé, Sordi furbi, Dose dupla
    Feminino: Burati, Familia Buscapé, Belle ragazze, LEO Clube Bento Gonçalves
  • Corrida de Revezamento de Salame com Obstáculo
    Masculino: Unew sports, Burati, LEO Clube Bento Gonçalves, Sordi forbi
    Feminino: Crosslonas, Orgulho de ser miolo, Univinhas, Buratti
  • Debulhar Milho
    Masculino: Durok, Chandon, Cainelli, Burati
    Feminino: Burati, Familia Buscapé, Merendin do talian, Crosslonas

Fotos: César Silvestro